Mostrando postagens com marcador literatura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador literatura. Mostrar todas as postagens

sábado, 11 de fevereiro de 2017

ARISTÓTELES E DANTE DESCOBREM OS SEGREDOS DO UNIVERSO


Vamos falar de livros também? Perfeito! Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo foi escrito por Benjamin Alire Sáenz, traduzido por Clemente Pereira. 

Aqui não vou fazer um resumo ou falar os motivos de não ler o livro, pois o YouTube está lotado de vídeos com opiniões iguais e superficiais. Parece que alguém publicou uma crítica e o resto só copiou. Além disso, não falo de coisas que acho que vocês não devam ler. Vamos falar de coisas boas aqui. Ok? Ok!

Pra começar, achei interessante falar um pouco sobre o escritor. Isso fez com que a história agregasse mais valor. Benjamin Aliere Sáens nasceu em Old Picacho, Novo México, em 1954. Foi padre em El Paso (cidade que se passa a história do livro que estamos falando), Texas, antes de deixar a ordem. Ele assumiu sua sexualidade aos 54 anos, pois teve dificuldade de aceitar o fato de ser gay devido ter sido abusado sexualmente na infância. Suas obras mais notáveis são: Carry Me Like Water, Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo e Tudo começa e termina no Kentucky Club. Algo me diz que devo ler este último livro! Adoro essas coisas de intuição! Hahaha

O livro tem 392 páginas, apresenta linguagem fácil e acessível. Isso é ótimo, pois atinge um publico mais jovem, caracterizando o livro como infanto-juvenil também. Ser um livro acessível é muito importante, pois transmite inúmeras mensagens que precisam ser abordadas.

A história trabalha a questão da amizade, amor, adolescência, tradições, família e mudanças. Tais mudanças geralmente estão associadas as “guerras internas” que cada personagem tem dentro de si. A resolução dessas batalhas pessoais se desenvolve ao longo da trama. Isso deixa o livro com uma construção interessante: o começo é denso e obscuro, e o final é leve e claro. Todos nós temos nossas “guerras internas”, e o livro mostra que eliminar esse peso é a melhor saída para atingir a felicidade.

A família é trabalhada nesse livro, pois tem um laço forte com a questão da tradição. Tanto Aristóteles quanto Dante, ambos dois adolescentes que vivem em El Paso na década de 1980, são descendentes de mexicanos. É bastante conhecido o fato de nós, latino-americanos, principalmente os de língua espanhola, sermos mais tradicionalistas, valorizando o núcleo familiar e “a moral e os bons costumes”... Dante é um extraterrestre em sua família, apesar de viver em plena harmonia com seus pais. Ari, apelido de Aristóteles, tem uma família que além de ter inúmeros mistérios, apresenta uma guerra de gerações. Os irmãos de Ari são bem mais velhos que ele, o que o torna como um filho único, já ele é o único filho dentro da casa dos pais. A narrativa desenvolve e revela os mistérios da família de Ari, que é o narrador da história.

Mudanças é algo presente e importante para o entendimento da história, pois acompanha a mudança de Ari ao longo da adolescência. A própria narrativa é marcada por essas mudanças. O começo é mais pesado, pois Ari se sentia assim. O autor mostra com leveza as descobertas que Ari e Dante fazem ao longo na adolescência, como beijar, tomar cerveja ou fumar maconha.

Mas o ponto principal do livro é a amizade e o amor. A amizade entre os dois jovens é o núcleo principal de toda a narrativa. E como ambos estão em fase de mudança... é mais do que natural que a amizade mude, transformando-se em amor! Mas sabe aquela questão de tradição e família? Ari está preso em suas “guerras internas”, e elas não o deixam ver o amor que ele sente por seu melhor amigo.
O livro me prendeu de uma forma tão boa! A leitura é bem fácil de ser feita e a narrativa é cheia de mudanças, assim como é a vida durante a adolescência. Tudo muito intenso!

É importante ressaltar que Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo é um livro que trabalha a questão do amor, principalmente do amor entre dois meninos. O que faz um link com a questão de Bejamin Aliere Sáenz ter assumido sua sexualidade tardiamente. Além de ser um tipo de terapia pessoal, o livro é uma forma de evitar que outras pessoas fiquem no armário, por ter vergonha de ser quem é. Acho que a prova disso é a última frase do livro: “Como pude um dia sentir vergonha de amar Dante Quintana?”.

Vale ressaltar que o pai de Ari foi pra Guerra do Vietnã, e em alguns de seus relatos ele fala dos motivos da guerra, como foi a guerra e as questões geográficas do país asiático, como as chuvas de monções. Além disso, é legal dar uma pesquisada nos artistas e cantores que Ari vai citando ao longo da história. É interessante ver a questão do American Way of Life na vida desses chicanos.

Leiam! Recomendo vivamente!


A reprodução deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998.


segunda-feira, 14 de novembro de 2016

POEMAS NEGROS - UNICAMP

POEMAS NEGROS

Poemas Negros, obra de Jorge de Lima, está presenta na lista das leituras indicadas pela banca realizadora do vestibular da Unicamp. Neste texto você encontrará algumas informações e dicas para mandar bem nas questões sobre essa obra magnífica da segunda geração modernista brasileira.

O livro é um compilado de poemas cuja temática principal gira em torno da herança africana no Brasil e da valorização da cultura negra. Jorge de Lima cresceu com a cultura negra, mostrando posteriormente a grande influência que sofreu em sua infância. Publicado em 1947, Poemas Negros revela uma visão madura do autor: primeiro poema foi publicado em 1910, quando tinha 17 anos.

O Manifesto Regionalista de Gilberto Freyre exerceu grande influência sobre Jorge de Lima, dando aspecto nativista aos Poemas Negros. Esta é nitidamente modernista e apresenta os seguintes temas centrais:

  •         O espaço: o nordeste;
  •        Infância;
  •         Sensualidade;
  •         Cultura: mistura linguística e racial;
  •         Escravidão, maus tratos;
  •         Religiosidade;


Recomendo a leitura dos seguintes poemas:
  • “Essa negra Fulô”;
  • “Nordeste”;
  • “Banguê”;
  • “Democracia”;
  • “Ancila negra”;
  • “Rei é Oxalá, Rainha é Iemanjá”
  • “Quando ele vem”;
  • “Maria Diamba”;
  • “Olá, Negro!”;

Acredito que esses poemas sejam os principais dessa esplêndida obra de Jorge de Lima.


Vale ressaltar que Poemas Negros relacionam-se com Capitães da Areia e Vidas Secas, obras ligadas com a temática nordestina.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

O DIREITO À LITERATURA


            Os ideais da Revolução Francesa (1789) deram a base para a construção da Declaração dos Direitos Humanos. Tal documento entende a liberdade e a igualdade de direitos nas esferas econômica, social e cultural, atingindo todos os seres humanos. De acordo com essa concepção universalista, os direitos humanos estão acima de qualquer poder existente. Com base nesse documento criado pela Organização das Nações Unidas – ONU -, Antônio Candido estabelece relações entre direitos humanos e literatura.

            Em O direito à literatura, Antônio Candido analisa uma contradição existente na humanidade: o crescimento do racionalismo acompanhado, proporcionalmente, do irracionalismo. O racionalismo é presente no desenvolvimento de técnicas que foram capazes de romper algumas barreiras que os liberalistas e socialistas acreditavam que, ao serem derrubadas, levariam ao desenvolvimento de um mundo mais junto e igualitário. No entanto, isso não ocorreu, pois a irracionalidade ainda representa um impasse para que a igualdade e a liberdade não sejam apenas utopias. O ser humano aumentou o seu conforto, mas excluí dele as grandes massas que são condenadas à miséria. Antônio Candido acredita que somos a primeira geração da história capaz de solucionar os problemas que geram a injustiça.

            A injustiça é o desrespeito aos direitos. E ao longo do texto, a definição de direitos humanos é bastante trabalhada pelo autor. Tais direitos apresentam um pressuposto: reconhecer que aquilo que consideramos indispensáveis para nós é também indispensável para o próximo. Com base nesse pressuposto, Antônio Candido critica o imediatismo egoísta presente na sociedade atual, que é a tendências das pessoas acharem que seus direitos são mais urgentes que os do próximo. Para analisar o que pode ser classificado como um direito, o autor utiliza os conceitos do sociólogo francês Louis-Joseph Lebret. Este faz distinção entre “bens compressíveis”, que incluem cosméticos, enfeites e roupas supérfluas, e “bens incompressíveis”, que são bens que não podem ser negados a ninguém, como alimento, casa e roupa. Para Antônio Candido, a literatura é um bem que não pode ser negado a ninguém.

            Literatura, segundo o autor, inclui todas as criações de cunho poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde o folclore até obras eruditas. De acordo com essa definição, nota-se que a literatura é uma manifestação artística presente em todas as culturas. Todo o indivíduo estabelece algum contato diário com a literatura, podendo ser por meio de livros, ou até mesmo por meio do sonho. Nesse ponto, Antônio Candido faz uma comparação inusitada, porém inteligente. Ele alterou um conceito sobre mito de Otto Ranke, psicanalista austríaco, e afirmou que a literatura é o sonho acordado das civilizações. Por extensão, o autor conclui que o equilíbrio social existe com auxilio da literatura, assim como o equilíbrio psicológico é estabelecido com o sonho durante o sono. Assim, Antônio Candido conclui que a literatura é um fator indispensável de humanização.

            Humanização é o processo que confirma no ser humano o exercício da reflexão, a aquisição da sabedoria, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos questionamentos da vida, a percepção da complexidade do mundo e dos seres. A literatura é capaz de realizar este processo. E isso nos faz refletir sobre a função da literatura. Para Antônio Candido, a literatura apresenta três principais funções: ela é construtora de objetos autônomos como estrutura e significado; ela é uma forma de expressão; ela é uma forma de conhecimento. Desse modo, é facilmente perceptível que a literatura colabora para que as pessoas possam organizar suas visões sobre o mundo. Além disso, a literatura apresenta forte caráter social, denunciando diversos problemas existentes nas sociedades na qual ela está inserida.

            Antônio Candido analisa alguns autores e obras literárias buscando provar a existência de uma literatura social. Ele cita Castro Alves, que teve grande parte de sua obra voltada contra a escravidão. Victor Hugo também é abordado, cuja obra abrange os problemas causados e ampliados pelo advento da Revolução Industrial. Jorge Amado denuncia em Capitães da Areia a marginalização de crianças órfãs que vivem do crime pelas ruas da Bahia. Graciliano Ramos, de modo poético, revela em Vidas Secas sofrimento de quem vive no sertão e sofre com a opressão e a falta de esperança. Esses são alguns exemplos de literatura de tonalidade social.

            O direito à literatura deve ser preservado, pois a literatura é uma necessidade universal, já que faz parte das manifestações culturais, e é um mecanismo de luta social, pois ela é um mecanismo valioso para denunciar diversos problemas, como fome, miséria, marginalização, entre outros. Antônio Candido acredita que a desigualdade gerada pela contradição da racionalidade e da irracionalidade existente atualmente pode ser eliminada por meio da alfabetização e pela disseminação de espaços de lazer, como bibliotecas e museus.

Porém, o autor apresenta uma leve atitude utópica ao afirmar que a segregação pode ser eliminada por meio desses mecanismos. É necessário melhor distribuição de renda, para que as crianças de famílias mais pobres não necessitem largar os estudos para auxiliar no sustento da família. Além disso, é fundamental que todos os direitos sejam zelados de maneira conjunta, o desenvolvimento da literatura é prejudicado quando não há liberdade de expressão. E por fim, a manipulação ideológica estabelecida pela classe dominante é uma barreira de difícil superação, pois há um investimento político e financeiro em manter as pessoas alienadas e presas ao senso comum. Esses são fatores que devem ser superados para que a literatura erudita deixe de ser um privilégio de pequenos grupos.
           



sábado, 12 de dezembro de 2015

ELIMINANDO O PRECONCEITO COM HUMANAS


Este texto é para você que não vê sentindo algum entre o MST e os sans-culottes... é para você que diz que política e religião são assuntos que não devem ser discutidos... é para você que não sabe ver Marx em um texto e Keynes no outro.... é pra você que se sente perdido em um mundo onde não há lógica e razão. Este texto é para você que não gosta ou tem dificuldade em Literatura, Gramática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Artes...


Primeiro vamos identificar a origem do problema.

Literatura - as maiores queixas costumam ser de que a literatura brasileira é composta por palavras difíceis e termos de épocas. Também costumo ouvir que você pode não ter tido um bom professor ou que ele não conseguiu dar esta parte da matéria. Para este último problema é interessante ler o texto sobre educação brasileira.

Gramática - é o capeta. Mil e uma maneiras de torturar um aluno com um só verbo. Não... não... alunos e estudantes que não gostam de gramática é porque não tiveram a explicação correta sobre o que ela é... ou foram torturados por professores opressores que exigiam decorebas infinitas e sem sentido.

História - pra que eu vou estudar sobre alguém que já morreu? Santa ignorância! Vou mudar sua vida!!!! Continue lendo.

Geografia - Muita informação, relações, dados, números... impossível saber de tudo. É possível sim, mas tem que ser da maneira correta. Postarei um texto sobre como estudar Geografia.

Se você se identificou com alguma coisa acima... temos um problema: você tem preconceito com humanas.

Agora eu vou dar alguns motivos que poderão romper ou iniciar o término desse preconceito.

Literatura é uma das maneiras que a Arte se expressa. É o modo no qual o escritor achou de se expressar. As palavras são pra ele assim como as tintas são para o pintor. Entender isso é fundamental! Assim como uma tela, que raramente você sacará de primeira o que o artista quis dizer, os livros também exigem uma análise cuidadosa e atenciosa para notar detalhes. Também é importante ter cultura e conhecimento, pois a Literatura costuma ter relação com o mundo real. Vamos usar um exemplo clássico: Machado de Assis. Quem nunca ouviu falar desse cara? Sempre presente nas provas de vestibulares e na boca dos professores de Português. Você sabe o motivo? Machado de Assis está na lista dos melhores escritores da humanidade! Sim!!!! Ele é reconhecido e estudado pelo mundo. As universidades americanas adoram fazer estudos sobre as obras machadianas. Sabe qual é o livro mais famoso dele? Dom Casmurro. Jesus! O que é Dom Casmurro? Um bicho? O titulo de uma obra costuma revelar do que se trata o livro. Confesso que esse titulo exige um pouco de conhecimento, principalmente de História. "Dom" era uma maneira de se tratar uma pessoa, assim como tratamos uma mulher de idade por meio da palavra "senhora". Se "Dom" é um pronome de tratamento, então Casmurro é um nome? Exato. Dom Casmurro é um livro que conta a história de Bentinho (Dom Casmurro) e de Capitu, sua amada. O livro é excelente: é narrado em primeira pessoa, por Bentinho, que conta seu romance com Capitu... ele também narra seus pensamentos, suas desconfianças... É um livro que trabalha com a questão da mentira, traição, verdade, loucura... Gostou? Leia! É super atual!!!!! Apesar de ter sido escrito no século XIX, a temática do romance é muito presente em desabafos entre amigos. Leia-o e comprove. Não te convenci ainda? Então assista a série Tudo o que é sólido pode derreter, que é composta por treze episódios, sendo um deles sobre o livro em questão. Essa série conta a história de Tereza, uma menina de 16 anos que está no ensino médio em uma escola pública estadual de São Paulo. Ela ama se aventura em suas leituras... e acaba misturando imaginação com o mundo real.

Resumindo: Literatura é a arte necessária para nos entendermos e compreendermos o mundo ao nosso redor.

 

Mas e Gramática? Infelizmente esta costuma ser ensinada de maneira inadequada nas escolas. Alunos de escola pública geralmente não apresentam contato imediato com a elite defensora da norma culta. Tais alunos, eu e você, utilizamos a linguagem informal. Você deve ler este texto imaginando minha voz... e é essa mesma a ideia! Assim eu rompo com a barreira que a norma culta (Gramática) costuma impor. Entender o que são variantes linguísticas e saber que um dialogo entre amigos ou entre nós dois não está correto somente porque não seguimos exatamente o que manda a Gramática. Ela é uma ferramenta que nos permite articular de maneira coerente e coesa nossas ideias. Ela é sim importante, pois é uma ponte comum entre todos os usuários de um idioma, mas, infelizmente, ela é o emblema linguístico de uma elite. A Gramática é necessária para evitar esse tipo de coisa: imagine assim só escrevendo eu. Ninguém vai ficar montando quebra cabeça de palavras, né? Mas convenhamos... ninguém fala assim. A Gramática é mais para evitar o uso equivocado do MAIS e do MAS.

Resumindo: Gramática é a maneira que temos de nos comunicar de maneira coerente e coesa com todos os usuários do idioma.




História é a ciência que estuda a história da humanidade. Saber História é saber quem somos, pois somos frutos de um passado. Vamos pensar aqui no Brasil, nosso país. Eu sei que vocês que estão nos EUA e no Japão não estão no Brasil... hahhaha Não se preocupem, estou de olho em vocês também. Continuando... Você já ouviu falar da expressão "santo do pau oco"? Costumamos usar com pessoas falsas ou que enganam. Você sabe o motivo? No século XVIII, o Brasil estava em plena atividade mineradora. Ouro estava brotando em Minas Gerais (o próprio nome do estado já faz referência ao período em questão). Portugal, metrópole da colônia brasileira, cobrava impostos elevados sobre o ouro. Para enganar os fiscais, os mineradores escondiam ouro dentro de santos ocos... e assim conseguiam ficar com mais ouro do que ficariam depois da taxação dos impostos. "Esse é santo do pau oco, uma falsidade sem fim."... Nossa Senhora já escondeu muito ouro dentro de si. Você pode descobrir inúmeras coisas interessantes do nosso cotidiano estudando e entendendo História.

Resumindo: História é a maneira que temos de nos conhecer e entender o nosso passado, que influencia no presente e no futuro.


Geografia, minha matéria favorita. Costumo argumentar com minhas irmãs o seguinte... Onde eu moro passa uma rodovia e tem quatro fabricas ao redor. Eu chamo minhas irmãs e pergunto: vocês são capazes de me explicar o motivo de cada coisa está em seu respectivo lugar? Elas dizem que simplesmente estão onde estão porque estão. Mas isso não é verdade. As fabricas ficam perto da rodovia para ter acesso ao transporte rodoviário, que auxilia na distribuição dos produtos produzidos por elas. Se notar bem... o córrego que passa perto de casa também passa perto dessas fábricas: elas despejam seus restos nele. Isso também influencia na localização. O Plano Diretor da minha cidade determina que as fábricas se encontrem na região periférica, exatamente onde eu moro. A Geografia nos ajuda a entender o modo que o espaço é organizado, também nos ajuda a entender como funciona a política, a economia e o relevo. Geografia física é o estudo do relevo, da vegetação, da hidrografia... da atmosfera.

Resumindo: Geografia é o estudo do espaço ao nosso redor, natural ou feito pelo ser humano.




Entender ciências humanas é saber que nossa humanidade é estudada e precisa ser compreendida. Nós interferimos no meio ambiente, criamos uma sociedade que apresenta valores éticos e morais, temos uma história!!! Existem inúmeros tópicos capazes de nos ajudar a criar uma opinião sólida e pessoal sobre a atual situação política do Brasil. Isso nos ajuda a ser menos alienados e manipulados pela grande mídia, que é uma ferramenta que a elite usa para nos controlar. Somente por meio do conhecimento é que seremos capazes de sair da sombra da escuridão. Toda forma de conhecimento é válida e igualmente importante.


Aguardo vocês no próximo texto. :)

A reprodução deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998.

The Life Like Lab

Olá, tem alguém aí? Se tiver, deixe um comentário para que eu possa saber que não estou conversando comigo mesmo por meio dessa metalinguage...