Mostrando postagens com marcador conhecimento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador conhecimento. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 28 de abril de 2016

LUZ, CÂMERA, AÇÃO!

Que tal alguns filmes e documentários para assistir no final de semana?

JANGO” – Silvio Tendler, 1984
O documentário mostra um pouco da trajetória do ex-presidente. Um documentário perfeito para compreender a agitação política do Brasil antes do Golpe Militar, em 1964.

ILHA DAS FLORES” – Jorge Furtado, 1990
Revela a questão do lixo na sociedade atual. Apesar de ter mais de vinte anos, o documentário é muito atual.

NÓS QUE AQUI ESTAMOS, POR VÓS ESPERAMOS” – Marcelo Masagão, 1999
Esse documentário sintetiza os principais pontos do século XX. Muito belo, eu adoro.

A HISTÓRIA DAS COISAS” – Louis Foz, 2007
Ideal para compreender a sociedade de consumo e os conceitos de sustentabilidade.

CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO” – Estela Renner, 2008
Documentário perfeito para entender a publicidade infantil, as táticas de vendas e o absurdo que as industrias fazem para venderem seus produtos para as crianças. Já caiu no ENEM, sabia? Publicidade Infantil, acredito que tenha sido em 2014.

ADEUS, LÊNIN!” - Wolfgang Becker, 2004
O filme mostra com clareza e comoção o fim da URSS e a Unificação das Alemanhas. Assista e veja a Guerra Fria morrer.

"O CLUBE DE COMPRAS DALLAS" - Jean-Marc Vallée, 2013
Vai revolucionar alguns tabus que estão implantados em você. O filme aborda a questão da Aids no plano principal.

"A DAMA DE FERRO" - Phylida Lloyd, 2012
Neoliberalismo, Guerra das Malvinas e a bela história de Margareth Thatcher. Um filme muito bem feito!






São só algumas sugestões pra você aproveitar o frio sem sair da cama ou do sofá! Separe os livros de História e Geografia, papel e caneta são bem vindos! Convide amigos e colegas para assitirem também. Fazer um debate depois seria bem interessante. Prontos? O filme já vai começar! APROVEITEM! :)






segunda-feira, 18 de abril de 2016

O DIREITO À LITERATURA


            Os ideais da Revolução Francesa (1789) deram a base para a construção da Declaração dos Direitos Humanos. Tal documento entende a liberdade e a igualdade de direitos nas esferas econômica, social e cultural, atingindo todos os seres humanos. De acordo com essa concepção universalista, os direitos humanos estão acima de qualquer poder existente. Com base nesse documento criado pela Organização das Nações Unidas – ONU -, Antônio Candido estabelece relações entre direitos humanos e literatura.

            Em O direito à literatura, Antônio Candido analisa uma contradição existente na humanidade: o crescimento do racionalismo acompanhado, proporcionalmente, do irracionalismo. O racionalismo é presente no desenvolvimento de técnicas que foram capazes de romper algumas barreiras que os liberalistas e socialistas acreditavam que, ao serem derrubadas, levariam ao desenvolvimento de um mundo mais junto e igualitário. No entanto, isso não ocorreu, pois a irracionalidade ainda representa um impasse para que a igualdade e a liberdade não sejam apenas utopias. O ser humano aumentou o seu conforto, mas excluí dele as grandes massas que são condenadas à miséria. Antônio Candido acredita que somos a primeira geração da história capaz de solucionar os problemas que geram a injustiça.

            A injustiça é o desrespeito aos direitos. E ao longo do texto, a definição de direitos humanos é bastante trabalhada pelo autor. Tais direitos apresentam um pressuposto: reconhecer que aquilo que consideramos indispensáveis para nós é também indispensável para o próximo. Com base nesse pressuposto, Antônio Candido critica o imediatismo egoísta presente na sociedade atual, que é a tendências das pessoas acharem que seus direitos são mais urgentes que os do próximo. Para analisar o que pode ser classificado como um direito, o autor utiliza os conceitos do sociólogo francês Louis-Joseph Lebret. Este faz distinção entre “bens compressíveis”, que incluem cosméticos, enfeites e roupas supérfluas, e “bens incompressíveis”, que são bens que não podem ser negados a ninguém, como alimento, casa e roupa. Para Antônio Candido, a literatura é um bem que não pode ser negado a ninguém.

            Literatura, segundo o autor, inclui todas as criações de cunho poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde o folclore até obras eruditas. De acordo com essa definição, nota-se que a literatura é uma manifestação artística presente em todas as culturas. Todo o indivíduo estabelece algum contato diário com a literatura, podendo ser por meio de livros, ou até mesmo por meio do sonho. Nesse ponto, Antônio Candido faz uma comparação inusitada, porém inteligente. Ele alterou um conceito sobre mito de Otto Ranke, psicanalista austríaco, e afirmou que a literatura é o sonho acordado das civilizações. Por extensão, o autor conclui que o equilíbrio social existe com auxilio da literatura, assim como o equilíbrio psicológico é estabelecido com o sonho durante o sono. Assim, Antônio Candido conclui que a literatura é um fator indispensável de humanização.

            Humanização é o processo que confirma no ser humano o exercício da reflexão, a aquisição da sabedoria, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos questionamentos da vida, a percepção da complexidade do mundo e dos seres. A literatura é capaz de realizar este processo. E isso nos faz refletir sobre a função da literatura. Para Antônio Candido, a literatura apresenta três principais funções: ela é construtora de objetos autônomos como estrutura e significado; ela é uma forma de expressão; ela é uma forma de conhecimento. Desse modo, é facilmente perceptível que a literatura colabora para que as pessoas possam organizar suas visões sobre o mundo. Além disso, a literatura apresenta forte caráter social, denunciando diversos problemas existentes nas sociedades na qual ela está inserida.

            Antônio Candido analisa alguns autores e obras literárias buscando provar a existência de uma literatura social. Ele cita Castro Alves, que teve grande parte de sua obra voltada contra a escravidão. Victor Hugo também é abordado, cuja obra abrange os problemas causados e ampliados pelo advento da Revolução Industrial. Jorge Amado denuncia em Capitães da Areia a marginalização de crianças órfãs que vivem do crime pelas ruas da Bahia. Graciliano Ramos, de modo poético, revela em Vidas Secas sofrimento de quem vive no sertão e sofre com a opressão e a falta de esperança. Esses são alguns exemplos de literatura de tonalidade social.

            O direito à literatura deve ser preservado, pois a literatura é uma necessidade universal, já que faz parte das manifestações culturais, e é um mecanismo de luta social, pois ela é um mecanismo valioso para denunciar diversos problemas, como fome, miséria, marginalização, entre outros. Antônio Candido acredita que a desigualdade gerada pela contradição da racionalidade e da irracionalidade existente atualmente pode ser eliminada por meio da alfabetização e pela disseminação de espaços de lazer, como bibliotecas e museus.

Porém, o autor apresenta uma leve atitude utópica ao afirmar que a segregação pode ser eliminada por meio desses mecanismos. É necessário melhor distribuição de renda, para que as crianças de famílias mais pobres não necessitem largar os estudos para auxiliar no sustento da família. Além disso, é fundamental que todos os direitos sejam zelados de maneira conjunta, o desenvolvimento da literatura é prejudicado quando não há liberdade de expressão. E por fim, a manipulação ideológica estabelecida pela classe dominante é uma barreira de difícil superação, pois há um investimento político e financeiro em manter as pessoas alienadas e presas ao senso comum. Esses são fatores que devem ser superados para que a literatura erudita deixe de ser um privilégio de pequenos grupos.
           



sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ELIMINANDO O PRECONCEITO COM EXATAS


É muito raro encontrar alguém que não tenha preconceito com exatas (Matemática, Física, Química e Biologia). E para esses que não tem preconceito com essas matérias, mas tem com humanas, o próximo texto será como eliminar o preconceito com humanas.

Mas hoje o foco é pra você que tem pavor de Trigonometria, Eletromagnetismo, Oxidação e Genética. O texto de hoje é pra você que sai correndo, como o diabo sai de perto da cruz, quando escuta falar dessas matérias.

O terror de exatas pode ter diversas origens e gerar inúmeras consequências. Vamos começar pelas origens.

Aqueles que apresentam alguma dificuldade e um certo preconceito com Matemática são, provavelmente, pessoas que não tiveram uma base boa no ensino fundamental. São indivíduos que não sabiam como estudar tal matéria e sempre iam péssimos nas provas. Lagrimas e caras tristes sempre foram associados com essa área do conhecimento. Toda essa associação negativa somada com a falta de preparo (falta de conhecimento, técnicas, exercícios, etc.) criaram um bloqueio com Matemática.

Esse bloqueio exige que você estude sempre a parte básica (fração, potencia, raiz, fatoração...), pois você não tem coragem e nem autonomia de seguir para conteúdos com maior grau de dificuldade.

E toda essa situação, que também é válida para Física, Química e Biologia, gera consequências terríveis. Se você é vestibulando, provavelmente já perdeu muitos pontos em algumas dessas matérias que você tem preconceito ou bloqueio. Pontos que poderiam sim ter feito você passado pra uma segunda fase... ou até mesmo ser aprovado. Se você ainda está no médio ou no fundamental, seu boletim pode estar meio feio devido aos fatores já citados.

E como solucionar essa situação? Como eliminar o preconceito e superar o bloqueio?

Essa será uma tarefa puramente psicológica. Você precisa ver naquilo que não gosta um motivo para gostar. O preconceito será eliminado quando você entender que tal matéria é importante, que ela não é vilã. E o bloqueio cairá quando você começar a estudar de maneira correta. Postarei vários textos dando dicas de como estudar cada matéria (exatas e humanas).

Agora vou dar alguns motivos que podem ser usados como pontes entre você e a matéria temida. A sequência será: Matemática, Física, Química e Biologia. Veja qual você tem dificuldade, busque mudar essa situação AGORA!

MATEMÁTICA

Muitas pessoas costumam dizer que essa matéria não apresenta um caráter humano, não será usada no seu futuro profissional... ou é algo mistico e diabólico. Esta parte final é um pouco insana... hahahaha. Se você é religioso (judeu, xintoísta, wiccaniano, cristão, muçulmano, ...) deve acreditar nas forças de um ou de mais deuses. O mistico sempre foi associado com a natureza. Esta apresenta padrões matemáticos. Como então a Matemática pode ser uma matéria maligna? Quer um exemplo? Vou te dar mais de um!

Benoit Mandelbrot foi o criador da Teoria dos Fractais, uma Geometria que reflete a forma dos seres e dos objetos naturais. As fotos abaixo mostram um pouco dessa maneira não euclidiana de se pensar.

 


A razão áurea é um número que está presente em várias manifestações artísticas e naturais. Observem:


Bom... se a natureza não foi capaz de te impressionar, vamos para a engenharia. Muitas obras faraônicas só foram possíveis graças aos cálculos matemáticos.

Mas quer mais uma coisa? Agora vai ser uma agulhada no ego! Uma vez eu vi um vídeo de um professor de filosofia da USP, que criticava nossa maneira pessimista de achar que somos incapazes de fazer muitas coisas. Por exemplo... Pitágoras morreu já faz muitooooooos anos, né? Ele é conhecido pelo seu teorema (que não é somente crédito dele, já que inúmeras civilizações chegaram na mesma conclusão), que diz o seguinte: o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos. Pitágoras concluiu isso antes de calculadoras, celulares, imprensas, livros... ELE CRIOU ISSO! Hoje temos somente que aplicar o teorema. Hoje somente temos que aplicar o teorema que Pitágoras criou, mas mesmo assim conseguimos ser incapazes de realizar tal tarefa.

Sei que esse foi um pensamento brutal, mas você deve concordar comigo... é um fato. Hoje não precisamos criar nenhum mecanismo brilhante de resolução de problemas milenares, mas mesmo assim... por que não conseguimos? Eu sou péssimo em Geometria Analítica, mas eu sei o motivo. E você? Sabe o seu motivo?

Não aprendemos porque não estudamos de maneira correta. Eu admito que fui negligente com Geometria Analítica este ano. Postarei textos dando dicas de como estudar Matemática.

Espero que esses motivos sejam pelo menos um incentivo para eliminar o preconceito e despertar o gênio que existe ai dentro.

FÍSICA

Física é muito associada como uma ciência matemática. Muitas pessoas que apresentam dificuldade nessa parte é porque não vão bem na parte de Matemática. Se é o seu caso, cuido do problema pela raiz: resolva sua situação com Matemática. Ela é uma ferramenta da Física, mas não o coração.

Se você não vê motivos para gostar de Física... lá vai a avalanche! Física é a ciência que te permite estar lendo este texto. Sem a corrente elétrica, seu celular, tablete ou computador não estariam funcionando (e essa é a mais pobre das associações, pois todo o aparelho é uma tecnologia criada com conhecimentos físicos). Física é a ciência dos movimentos dos pássaros, dos carros e dos planetas. Ela explica como o impulso elétrico nos permite pensar (Biologia é a ciência da vida, e vida tem Física, Química... Matemática). Com Física podemos prever fenômenos e contornar situações, criar respostas e solucionar grandes problemas.

Pessoalmente, AMO A PARTE DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA! É fascinante imaginar e entender como funciona o Cosmos (que é o nome de uma série. Assista Cosmos).

Abaixo tem algumas imagens lindas sobre essa parte do conhecimento.


QUÍMICA

Não costuma ser a mais temida das exatas, mas o pessoal ainda apresenta certa repulsa, pois nela há cálculos. Novamente, se seu problema é continhas... resolva sua relação com a Matemática! Se você não a ama, você a odeia. E isso gera consequências em inúmeras áreas do conhecimento (inclusive em humanas!).

Química é a ciência das transformações. Ela mostra pra nós como um fármaco funciona em nosso organismo, como são as reações metabólicas... Como a camada de ozônio está sendo destruída, como são feitos os cosméticos, alimentos, .... Gente, a Química está em todo lugar! Pense em uma coisa... pensou? Ela tem algo químico envolvido. HAHAHAH

Abaixo tem algumas fotos lindamente químicas.

 

BIOLOGIA

Provavelmente é a mais querida das exatas. Porém eu já encontrei pessoas que não eram muito fã. Ainda entra uma questão muito filosófica: se você não gosta de citologia, genética, fisiologia... você não gosta de si próprio!!! ahahha

A Biologia mostra como nós e os outros seres vivos funcionam e interagem. Mas isso não é do meu interesse... Não é? Então pare de ir ao médico. Não coma. Não respire. Biologia é o campo do conhecimento que nos permite nos conhecer e nos respeitar. Entender como as coisas funcionam nos faz compreender melhor os nossos limites e os limites de outros seres. Por que não voamos? Por que uma planta floresce em determinada época e outra não?

 

Acredito na beleza do conhecimento. E ter esse desejo de querer saber mais é o que nos torna humanos. Nossa espécie sempre foi movida pelas perguntas. O que isso significa? Significa que devemos buscar mais, pensar mais, refletir mais.

Precisamos descobrir a infinidade de conhecimento que nem suspeitamos que existem. Muitos mistérios ainda precisam ser solucionados. E você vai ficar aí parado? Levante. Abra a janela mais próxima... Veja quanta coisa existe nesse mundo. Sinta-se capaz de ser alguém que poderá revolucionar uma maneira de pensar. Depois disso, parabéns! Você é capaz de mudar o mundo. Foi capaz de derrubar o preconceito e de destruir um bloqueio. Nada pode te parar.

O primeiro degrau é sempre o mais dolorosos, mas com o tempo... tudo virá uma beleza. E para ajudar nesse primeiro passo, logo logo postarei vários textos dando dicas de como estudar cada matéria.


Espero ter ajudado de alguma maneira.


Aguardo vocês no próximo texto. :)


A reprodução deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998.

The Life Like Lab

Olá, tem alguém aí? Se tiver, deixe um comentário para que eu possa saber que não estou conversando comigo mesmo por meio dessa metalinguage...