Mostrando postagens com marcador enem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador enem. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 31 de maio de 2017

A FÓRMULA MÁGICA PARA SER APROVADO NO VESTIBULAR

Já começo este texto falando que não existe fórmula mágica. No entanto, existem pontos que facilitam sua trajetória até a universidade. Vou falar de alguns deles, e se este texto bombar... postarei dicas mais específicas para a Fuvest, Unicamp e Unifesp.

PARE DE SE COMPARAR COM OS OUTROS!

Quanto você tirou no simulado? Quantas horas você estuda por dia? O que você está lendo? O que você está fazendo? 

Cada pessoa tem um ritmo diferente, uma rotina diferente, dificuldades diferentes, problemas diferentes, facilidades DIFERENTES! AS PESSOAS SÃO DIFERENTES! Esse é o primeiro ponto para desmistificar a tão sonhada receita de bolo da aprovação. Como comparar alguém que mora longe do cursinho com alguém que mora perto? A pessoa que mora longe acaba gastando mais tempo de estudos com o transporte e ainda chega mais cansada em casa. Como podemos comparar com alguém que mora perto, chega em casa em questão de minutos, toma um banho, come e já vai estudar? Sem contar que essa pessoa dorme mais tempo, logo apresenta maior atenção na sala de aula...

O que eu quero dizer é que cada um é um! Temos que se comparar com apenas nós mesmos. Ver o desenvolvimento ao longo do ano e buscar aperfeiçoar.

Obs: uma amiga minha passou na USP morando MUITO LONGE do cursinho... Então o que ela fez que a ajudou? A resposta está no próximo tópico!


OTIMIZE SEU TEMPO

Leia no ônibus, metrô, durante o almoço, na fila, etc! Assista menos séries, gaste menos tempo nas redes sociais... e invista esse tempo no seu estudo!

Essa minha amiga fazia os exercícios testes no trem e lia a teoria nos intervalos e antes da aula começar! E esqueci de falar que ela fez cursinho no período da tarde e ensino médio numa escola pública de manhã!

Muitas pessoas reclamam que tem pouco tempo, mas a solução não é Deus dar mais horas por dia, mas sim você se organizar melhor! Esse é o próximo ponto!


ORGANIZAÇÃO
Não me venha com o papo de que você se entende na sua “bagunça organizada”... Não estou falando só da bagunça física, mas a mental também! Planeje seu dia, saiba o que você vai estudar, quando vai estudar, qual livro vai usar, quantos exercícios pretende fazer, como vai tirar sua dúvidas, que dia vai fazer simulado, etc.

Tenha sempre em mente um roteiro de como procederá nos seus estudos.

Posso postar também vários textos dando dicas sobre cada um desses tópicos.


TEORIA E EXERCÍCIOS

Teoria é o primeiro passo para fazer exercícios! E estes são fundamentais para sedimentar o conhecimento. Muitas pessoas me perguntam se é melhor estudar ou fazer exercícios... mas fazer exercícios faz parte do estudo! Não veja eles como um problema ou um peso, mas sim como um grande aliado!


PROVAS ANTERIORES

Fazer provas anteriores desde o começo do ano é essencial para se adaptar ao tempo, estilo de questões, condicionar o seu corpo ao estresse físico e emocional no qual estamos submetidos no dia do vestibular. Faça provas desde já, mesmo que tenha pouca bagagem teórica! E lembre-se que tudo pode ser um aprendizado: além de você aprender corrigindo as provas antigas, analise seus erros e identifique os assuntos que você precisa estudar!


MUDE SUA ATITUDE

Muitas pessoas não são aprovadas porque transformam o momento de estudos em um mártires se fim, numa tortura homérica! A mudança do modo como você encara o mundo muda muito o que você absorve ou exterioriza. Como aprender matemática se você só chora ao abrir o livro? Como aprender português se você só diz que é inútil? Repense seus valores e mude seu óculos: está na hora de enxergar o lado bom das coisas, né?

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

COMO TREINEI REDAÇÃO EM 2016


Aqui vou falar um pouco da minha estratégia para a redação no ENEM, pois não sei como fui nas redações da Unifesp e nem na Unicamp. No ENEM 2016, eu tirei 820 na redação, cujo tema era “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Sei que 820 não é um notão na redação do ENEM. Tenho vários amigos que tiveram notas na casa dos 900... mas decidi passar as dicas, que são boas para quem estuda sozinho.

Apesar de estar matriculado no ETAPA e ter acesso ao plantão... eu o usei apenas duas vezes: no começo do ano para levar uma redação estilo ENEM, e outra no final para levar algumas com o estilo da Unicamp.

Odiava ficar nas filas do plantão. Só ia lá quando era caso urgente mesmo.

Como é que eu trabalhava redação?

PRIMEIRO PASSO: Entenda os critérios do ENEM!

Para isso, eu vi vários vídeos e li muito sobre na internet. A banca examinadora diz quais são as qualidades que o aluno precisa ter para ir bem na redação. Estando ciente desses pontos, o vestibulando terá uma visão mais crítica da própria redação.

Depois de um tempo... eu me tornei capaz de dar as minhas próprias notas! Sempre fui muito rígido comigo mesmo, e vivia me dando 400, 500 nas redações.

Conhecem a Débora Aladim? Ela é uma youtuber que posta dicas incríveis de redação! Sempre usei as dicas dela no ENEM. Recomendo vivamente.

SEGUNDO PASSO: Tenha amigos!

Sempre gostei de mostrar minhas redações para o meu namorado, pois mesmo a gente achando que nossa redação ficou impecável... nem sempre vemos uma incoerência que outra pessoa é capaz de observar. Então sempre discutíamos minhas redações juntos.

Encontre um, dois ou até três amigos que estudam de verdade para lerem suas redações. Cobre sempre críticas construtivas! Os erros são os pontos que precisam ser melhorados! Se você não descobrir seus erros... como crescerá nas provas?

TERCEIRO PASSO: Leia as melhores redações!

É bem tranquilo encontrar as melhores redações na internet. Eu gostava de ver como as pessoas ligavam as partes do texto, pois eu tinha minha dificuldade na parte de coesão. Isso acabava afetando também a parte de coerência do meu texto. O que diminuía muito meu desempenho nas provas.

Também é legal ver a forma que os candidatos argumentam na redação. Isso me deu um repertório maior de argumentação, melhorando meu desempenho na prova.

Além disso, é válido analisar a estrutura da redação: quantas linhas? Quantos parágrafos?

QUARTO PASSO: Tenha em mente um modelo!

Meu modelo de redação era basicamente assim:

INTRODUÇÃO: Declaração inicial/ Fato histórico/ Citação de uma obra... tudo relacionado ao tema, para fazer uma ligação com o TEMA da redação, e em seguida apresentar minha TESE. Tudo isso dava no máximo cinco linhas.

DESENVOLVIMENTO 1: No segundo parágrafo eu já começava com uma ideia que justificava minha tese. UMA IDEIA! Depois eu defendia essa ideia com mais citações, dados estatísticos, etc. Era aqui que eu usava Geografia, Sociologia, Filosofia e Literatura! Aqui dava umas 6/7 linhas.

DESENVOLVIMENTO 2: Muito parecido com o paragrafo anterior, mas aqui eu desenvolvia OUTRA IDEIA, mas sempre relacionada com a ideia anterior!

CONCLUSÃO: Aqui eu gastava umas 8 linhas, pois no ENEM é necessário dar a bendita da proposta de intervenção! Começa o parágrafo retomando as ideias do D2, D1, TESE e TEMA, necessariamente nessa ordem. Isso dá uma imagem de circularidade ao texto, fechando ele e não deixando partes em aberto. Até aqui é um modelo bom pra Fuvest, por exemplo... mas aí temos que colocar a PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: sempre dava três soluções. A primeira era a curto prazo, como uma lei. A segundo a médio prazo, como propagandas. A última era a longo prazo, sempre coloquei a educação nesse ponto. Pois acredito que somente a educação é capaz de revolucionar uma sociedade de verdade!

QUINTO PASSO: Leia muito!

Leia livros, jornais, revistas, livros didáticos, etc. Mas leia coisas boas. Isso vai fazer com que você agregue argumentos, amplie o vocabulário e se torne mais criativo.

E... é obvio que você precisa PRATICAR MUITO a produção textual! ok?


Espero ter ajudado vocês, principalmente os vestibulandos solitários deste país! Beijos de luz! 



A reprodução deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

COMO FIZ 842 EM MATEMÁTICA NO ENEM 2016


No ENEM 2015 eu tinha feito 682 em Matemática. Na edição de 2016, fiz 842! Uma melhora incrível a meu ver. Muitos seguidores do Instagram perguntaram como eu fiz pra melhorar tanto.

Qual material você usou? Teoria ou exercício? Você sempre gostou de Matemática? Quantas questões você acertou? Quantas horas estudava por dia?

Perguntas desse tipo bombardearam meu direct depois do resultado. Respondi todo mundo, mas acho que este texto era necessário!

Qual material você usou?

Eu usei o material do Excelletia, curso de aprofundamento que fica na Av. Paulista. Os professores são incríveis e o preço valeu muito a pena. Assistia cerca de três aulas por semana, sendo que cada uma tinha um material próprio. Com certeza o curso me ajudou MUITO!

Além do Excellentia, eu sempre gostei de estudar o material da Pré Iniciação Científica à Matemática (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Entrando no site da OBMEP é possível encontrar todo material em PDF. No youtube também tem inúmeras aulas!

Teoria ou exercícios?

EXERCÍCIOS! Mas calma! Teoria é FUNDAMENTAL para se resolver os exercícios. No entanto, muitos vestibulandos não encaram exercícios porque sentem que não sabem a teoria. Muitas vezes terminava de ler um conteúdo e pensava: isso não é obra de Deus! Mas mesmo assim... caía de cabeça nos exercícios! Errava no começo, mas depois pegava o modo de resolver. Além disso, olhava sempre exercícios resolvidos e prestava muita atenção nas aulas, principalmente na parte em que o professor resolvia questões.

Se você não praticar, não vai fixar!

Também é importante ressaltar que o ENEM tem um estilo próprio de questões. Resolver várias provas me ajudou a saber o que seria cobrado de mim no segundo dia.




Você sempre gostou de Matemática?

NÃO! NÃO! NÃOOOOO! Eu tive uma base péssima no ensino fundamental. Não tive matemática na sexta série (sétimo ano). Quando entrei na ETEC, fiquei totalmente desolado: sabia a teoria do ensino médio, mas não conseguia desenvolver as questões porque não sabia fatorar, mmc, mdc, conceitos de geometria, etc.

Lembro que meu professor de Matemática do primeiro ano do ensino médio disse que eu deveria voltar para quinta série, que não estava no lugar certo. Sim, chorei! MUITO! A dificuldade era enorme, como podia gostar de algo que só tinha decepções.

Mas uma Amiga minha disse que se eu quisesse fazer Medicina, teria que saber Matemática. Chorar e fugir não adiantaria... muito pelo contrário! Então, peguei todos os livros de Matemática do ensino fundamental e devorei nas férias! Voltei no ano seguinte sambando em Matemática, mas o professor que disse aquelas palavras desmotivadoras não estava mais lá para ver meu progresso.

Fico imaginando quantos por aí são desmotivados e não tem esperanças...

Comecei a gostar de Matemática por conta da OBMEP, mas só fui melhorar muito depois que fiz Excellentia!

Quantas questões você acertou?

Acertei 33 questões. De acordo com a TRI, isso correspondeu a 842. Uma coisa eu tenho certeza: fiz as questões que realmente sabia. 

Quantas horas eu estudava por dia?

Tenho um ódio tão grande dessa pergunta... Criatura!!! QUANTIDADE NÃO É QUALIDADE! Não importa quantas horas estudei, mas sim como eu estudei!

Mas só pra constar... 2016 foi o ano que eu menos estudei. Passei muito tempo triste por conta de diversos problemas pessoais, doenças, etc. Em Maio eu não estudei. Apenas chorei e procurei emprego!

Se eu consegui me reerguer do fundo do poço, com certeza você também pode! E pra isso acontecer é importante ter alguém que te jogue uma corda, que te ajude! Volto a repetir aqui que estou disposto a ajudar você! Conte comigo! Você sabe onde me encontrar! <3

Clique AQUI para ver o texto sobre COMO ESTUDAR MATEMÁTICA.

Espero que tenham gostado dos esclarecimentos e que estejam motivados para sambarem no ENEM 2017! Torço muito por vocês!



A reprodução deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998.

domingo, 31 de julho de 2016

“RETA FINAL” – Agosto até Novembro

Agora em agosto é comum o pessoal que presta vestibular se questionar sobre a ansiedade, medo, técnicas de estudos, etc. Neste texto vou trabalhar com dicas gerais para te auxiliar nessa “reta final”.
Primeiramente, gostaria de deixar claro que não sou fã do termo “reta final”, pois ele rotula e pressiona muito o vestibulando. Rotula por conta da seguinte segregação: muitos estão começando a estudar agora e outros estão lutando desde o começo, e ao dizer que esses quatro meses são a “reta final” acabamos desconsiderando aqueles que começam agora.

Vários cursinhos abrem turmas de agosto, também conhecidas como semiextensivo. Além disso, ouvi vários depoimentos de estudantes que tiveram um primeiro semestre ruim e que iniciarão agora a maratona dos vestibulares.

Então, esses quatros meses são a “reta final” para uns e “o começo” para outros. E deixar isso bem claro ajuda muita gente. A carga psicológica diminui, pois a paranoia de começar quando os outros estão supostamente terminando deixa de influenciar na rotina de estudos.

As dicas abaixo são para todas as pessoas! J

TEMPO                       
                                                             
Faltam poucos meses para os vestibulares. Esta é uma realidade para todos, pois qualquer pessoa está contida no mesmo tecido espaço-tempo do vestibular (a não ser que você tenha encontrado o vira tempo da Hermione!).

O vestibulando deve otimizar o tempo, diminuindo as distrações e traçando estratégias de estudos. Crie um cronograma e estabeleça metas.

Esse período é suficiente para passar muito bem no vestibular! Conheço um rapaz que arrasou no vestibular estudando nesse mesmo período. E arrasar é igual a fazer mais de 80 pontos na Fuvest. Sem contar o mar de aprovados nos mais diversos cursos.

ESTUDOS

Gosta de fazer resumos? Tenho uma notícia não muito boa então. Resumo não é a melhor técnica de estudo nesse período, pois o tempo necessário é muito grande e atrasa muita coisa.

Tente estudar por meio de leitura em voz alta, que é uma técnica muito mais eficaz do que resumos. Durante a leitura em voz alta, muitas áreas do cérebro são ativadas, o que faz com que nossa mente entenda que aquele conteúdo é importante. Audição, Visão, Fala e os Gestos realizados ativam várias partes do cérebro e tornam a fixação do conteúdo mais eficiente.

Para sedimentar bem a teoria, faça uso de exercícios testes e escritos, que avaliarão o quanto você está fixando e ajudarão a guardar os pontos que você tenha deixado passar.

Além disso, faça muitas provas antigas dos vestibulares que você vai prestar, pois são elas que te adaptarão para cada prova. Elas indicarão suas deficiências e erros, e você deverá usar essa ferramenta incrível para te orientar nos estudos. Foque nos conteúdos que você está errando!

PSICOLÓGICO

O psicológico é de longe o fator chave para uma aprovação. Ansiedade, medo e nervosismo estão presentes em absolutamente todos os vestibulandos. O que você deve fazer é buscar eliminar ou amenizar esses sentimentos que atrapalham seu rendimento nos estudos e desempenho nas provas.

Atividade física é uma saída muito interessante para a ansiedade.

Dar o seu melhor durante os estudos colabora para diminuir o medo, pois você estará consciente de que deu o seu melhor para o vestibular.

Lazer diminui o nervosismo e melhora o seu humor!

Quer saber mais sobre o assunto? Clique AQUI e veja um vídeo sobre o tema!

Nos links abaixo você encontrará outros textos com dicas legais para a “reta final”.


quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

DETALHANDO O PLANEJAMENTO DE ESTUDOS


Vejo que muitas pessoas, geralmente quem vai prestar vestibular pela primeira vez, ficam perdidas com a organização e distribuição dos conteúdos ao longo do ano. Realmente, não é simples condensar três anos de ensino médio em um ano. Principalmente quando não se teve um ensino médio ideal. Muitos, assim como eu, tiveram inúmeras falhas no ensino médio. O sistema de educação brasileiro causa esse tipo de problema, que afeta a vida do estudante.


Neste texto, quero apenas dar uma sugestão de como você poderá distribuir o conteúdo ao longo do ano, levando em consideração o inicio em Fevereiro.

E para colocar em prática tudo isso, espero que você já tenha um planejamento geral e um cronograma estabelecidos. É necessário ter uma visão geral de como será o seu ano de estudos. Organização é uma ferramenta necessária, indispensável e poderosa para a aprovação.

FEVEREIRO
·         PORTUGUÊS – Estudar a teoria básica para a convecção de uma dissertação. Estudar Gramática (Fonologia e iniciar Morfologia). Estudar Trovadorismo e Humanismo.
·         BIOLOGIA – Estudar o que é vida e suas substâncias básicas. Estudar Citologia.
·         GEOGRAFIA – Estudar geografia física geral e cartografia.
·         HISTÓRIA – Estudar pré-história, gregos e romanos.
·         QUÍMICA – Estudar atomística e tabela periódica.
·         FÍSICA – Estudar Cinemática.
·         MATEMÁTICA – Estudar matemática básica.
·         INGLÊS – Estudar vocabulário e gramática.

MARÇO
·         PORTUGUÊS – Estudar Morfologia. Estudar Classicismo e Barroco. Fazer redações.
·         BIOLOGIA – Estudar Embriologia, Histologia, Anatomia e Fisiologia Humana.
·         GEOGRAFIA – Estudar a geografia física do Brasil.
·         HISTÓRIA – Estudar Idade Média.
·         QUÍMICA – Estudar funções e reações inorgânicas.
·         FÍSICA – Estudar Dinâmica (Leis de Newton e suas aplicações).
·         MATEMÁTICA – Estudar funções exponencial e logarítmica.
·         INGLÊS – Estudar vocabulário e gramática.

ABRIL
·         PORTUGUÊS – Estudar Morfologia. Estudar Quinhentismo e Arcadismo. Fazer redações.
·         BIOLOGIA – Estudar Metabolismo (Fotossíntese, Quimiossíntese, Respiração, Fermentação, Transcrição e Tradução gênica).
·         GEOGRAFIA – Estudar as regiões brasileiras (aspectos humanos e físicos).
·         HISTÓRIA – Estudar Idade Moderna.
·         QUÍMICA – Estudar mol, leis ponderais, gases e estequiometria.
·         FÍSICA – Estudar trabalho, potência e rendimento. Mecânica dos Fluidos.
·         MATEMÁTICA – Estudar funções do primeiro e segundo grau, e modular.
·         INGLÊS – Estudar vocabulário e gramática.

MAIO
·         PORTUGUÊS – Estudar Morfologia. Estudar Romantismo e Realismo. Fazer redações.
·         BIOLOGIA – Estudar vírus, fungos, bactérias e protozoários.
·         GEOGRAFIA – Estudar geopolítica do mundo contemporâneo.
·         HISTÓRIA – Estudar Idade Contemporânea.
·         QUÍMICA – Estudar Soluções e Química Nuclear.
·         FÍSICA – Estudar estática e Quantidade de movimento.
·         MATEMÁTICA – Estudar progressões aritméticas, geométricas, porcentagem e juros.
·         INGLÊS – Estudar vocabulário e gramática.

JUNHO
·         PORTUGUÊS – Estudar Sintaxe. Estudar Naturalismo e Parnasianismo. Fazer redações.
·         BIOLOGIA – Estudar Botânica.
·         GEOGRAFIA – Estudar EUA, Europa e Rússia.
·         HISTÓRIA – Estudar Brasil Colonial.
·         QUÍMICA – Estudar Oxidorredução e Eletroquímica.
·         FÍSICA – Estudar Termologia.
·         MATEMÁTICA – Estudar Trigonometria.
·         INGLÊS – Estudar vocabulário e gramática.

JULHO
·         PORTUGUÊS – Estudar Sintaxe. Estudar Simbolismo e Pré-Modernismo. Fazer redações.
·         BIOLOGIA – Estudar Zoologia.
·         GEOGRAFIA- Estudar América Latina.
·         HISTÓRIA – Estudar Brasil Imperial.
·         QUÍMICA – Estudar Cinética e Equilíbrio Químico.
·         FÍSICA – Estudar Óptica.
·         MATEMÁTICA – Estudar Análise Combinatória e Probabilidade.
·         INGLÊS – Estudar vocabulário e gramática.

AGOSTO
·         PORTUGUÊS – Estudar Semântica. Estudar Modernismo. Fazer redações.
·         BIOLOGIA – Estudar Ecologia e Evolução.
·         GEOGRAFIA – Estudar África e Ásia.
·         HISTÓRIA – Estudar Brasil Republicano
·         QUÍMICA – Estudar funções e reações orgânicas.
·         FÍSICA – Estudar Ondulatória.
·         MATEMÁTICA – Estudar Geometria Plana e Espacial.
·         INGLÊS – Estudar vocabulário e gramática.

SETEMBRO
·         PORTUGUÊS – Revisão Gramática
·         BIOLOGIA – Estudar Genética.
·         GEOGRAFIA – Revisão e Atualidades.
·         HISTÓRIA – Revisão Brasil
·         QUÍMICA – Estudar Bioquímica.
·         FÍSICA – Estudar Eletrostática e Eletrodinâmica.
·         MATEMÁTICA – Estudar sistemas lineares, matrizes e determinantes.
·         INGLÊS – Estudar vocabulário e gramática.

OUTUBRO
·         PORTUGUÊS – Revisão Literatura.
·         BIOLOGIA- Revisão.
·         GEOGRAFIA – Revisão e Atualidades.
·         HISTÓRIA – Revisão Geral.
·         QUÍMICA – Revisão.
·         FÍSICA – Estudar Eletromagnetismo.
·         MATEMÁTICA – Estudar Geometria Analítica.
·         INGLÊS – Revisão.

NOVEMBRO
·         PORTUGUÊS – Revisão.
·         BIOLOGIA – Revisão.
·         GEOGRAFIA – Revisão.
·         HISTÓRIA – Revisão.
·         QUÍMICA – Revisão.
·         FÍSICA – Revisão.
·         MATEMÁTICA – Revisão.
·         INGLÊS – Revisão.

A ideia desse planejamento é somente de guiar e te orientar no ano de revisão e estudos para o vestibular. Você é livre para fazer as adaptações necessárias.

Fiz esse planejamento pensando em incluir os conteúdos mais cobrados nos maiores vestibulares do país: ENEM, Fuvest e Vunesp.

Espero que tenha dado pelo menos uma luz nos estudos!



Aguardo vocês no próximo texto. :)


A reprodução deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998.

The Life Like Lab

Olá, tem alguém aí? Se tiver, deixe um comentário para que eu possa saber que não estou conversando comigo mesmo por meio dessa metalinguage...