Mostrando postagens com marcador revisão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador revisão. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 19 de abril de 2016

DICAS DE MEMORIZAÇÃO


Estudar em fevereiro e lembrar tudo em outubro, novembro, dezembro e até mesmo janeiro é um desafio para poucos. Para conseguir isso, o vestibulando necessita ter em mente e praticar as dicas a seguir.

LEITURA EM VOZ ALTA
Ler em voz alta pode parecer bobo no começo, mas ao analisar com um olhar fisiológico ajuda a mudar essa má impressão. A leitura em voz alta ativa inúmeras partes do cérebro simultaneamente: ativa as áreas responsáveis pela visão, audição, fala e até mesmo a responsável pelos gestos corporais. Com mais áreas em atividade, nosso cérebro entende que tal momento é importante, e o guarda num lugar de fácil acesso.

EXPLICAR A MATÉRIA
Explicar a matéria para alguém é uma boa estratégia para memorizar melhor os conteúdos. Para explicar o conteúdo é necessário ter certo domínio sobre o assunto. Esse domínio é consequente de um estudo sólido, que intensifica após a aula dada. Essas explicações sedimentam o conhecimento e podem ser feitas em grupos de estudos.
Uma dica: combine com alguns amigos (no máximo cinco, para não ficar muita confusão) de se encontrarem periodicamente para realizarem essas explicações orais. Elas funcionarão também como revisão, próximo ponto que auxilia na memorização.

REVISÃO
Revisar frequentemente a matéria é uma cartada na manga! Sabe aquele conteúdo inicial? Aquele de seis meses atrás... Você não precisa deixar pra revisar só na época do vestibular. Além de ficar uma loucura o final do ano, muitas vezes o vestibulando não dá conta de revisar todos os pontos, e acaba tendo que abandonar partes ou até mesmo matérias. Então faça o seguinte: revise o conteúdo estudado a cada dois meses. Leia suas anotações, faça exercícios de pontos que você lembra que teve mais dificuldade. Recordar ajuda a sedimentar o conteúdo por um período mais longo.

EXERCÍCIOS
Fazer muitos exercícios ajuda a entender como a matéria é cobrada, auxilia na identificação de falhas na hora do estudo (não está conseguindo responder algumas perguntas? Então volte pra teoria e veja os pontos que precisam ser arrumados), e a prática ela a perfeição. Os exercícios costumam se repetir nos vestibulares, aprenda o modo de resolver esses tipos de questões e garanta vários pontos nos vestibulares.

MACETES
A situação está muito complicada? Você está desesperado, ou quer resultados imediatos? Crie musicas, frases e macetes para decorar pontos que não estão arrumados em sua mente. Esse método é meio frágil e arriscado. Recomendo só usar esse tipo de recurso em último caso.

GRIFAR TEXTOS
Grifar somente por grifar não auxilia na memorização do conteúdo. Seja critico e realista. Você lembra tudo que você grifou hoje?
Grifar o texto pode ser uma boa para reler o texto num futuro não muito distante (que tal nas revisões periódicas?). Leitura dinâmica e direcionada é uma ótima alternativa para aprender definitivamente o conteúdo. Essa leitura orientada reduz o tempo gasto na releitura, pois seus olhos serão direcionados para as partes importantes do texto.


Grife o texto, leia em voz alta, faça exercícios, explique a matéria e revise constantemente. Com certeza o conteúdo estará solido, fresquinho e sedimentado em seu arsenal para os vestibulares no dia da prova. (:

sábado, 14 de novembro de 2015

FUVEST: COMO SE PREPARAR NA RETA FINAL?


A prova da primeira fase da Fuvest será no dia 29 de novembro de 2015. Temos somente alguns dias até que ela chegue. O que eu devo fazer?


Aqui eu vou pressupor dois cenários. O primeiro é daquela pessoa que estudou bastante ao longo do ano. Viu toda a teoria e está pronta pra prova. Isso não significa que ela passará, mas quer dizer que ela deu o seu melhor para conquistar a tão sonhada vaga. O outro cenário é do indivíduo que largou matemática e história em março e está com medo de zerar nessas matérias.

Para quem estudou direitinho ao longo do ano: parabéns. Este é o momento de você diminuir um pouco o ritmo nos estudos. Se você estuda 8 horas diárias, estude 6 horas. Diminuir um pouco o tempo nos estudo permitirá que você poupe energia para o dia da prova.

Uma excelente estratégia é fazer provas antigas da primeira fase. Imprima ou baixe as provas. Mas quantas provas? Eu conheço pessoas que gostam de imprimir desde 2000. Eu não recomendo. A prova da Fuvest sofreu mudanças ao longo dos anos. A quantidade de questões mudou e o estilo de cobrar a matéria também se alterou. Eu imprimi desde 2007.


Faça as questões em ordem crescente de ano. Corrija com carinho. Analise o que você errou e busque não errar na próxima prova. Perceba também o estilo de se cobrar as questões. Com isso, você chegará no dia 29 sabendo o que te espera. Você já estará adaptado ao estilo de prova e poderá deduzir quais conteúdos serão abordados.

Assim, a chance de você passar para a segunda fase será muito maior.

Para quem abandonou alguma.. ou algumas matérias ao longo do ano: nada de desespero e planos de estudo JK (estudar o que deveria ter estudado em 50 dias em 5). Sobrecarga é a pior coisa que você pode fazer agora.

Eu recomendo que você busque vídeo-aula para assistir. Mas tem que ser das matérias que você largou ou da que você vai pior. Assista às aulas de noite, durante umas duas horas. Elas vão te ajudar a se situar um pouco no conteúdo.

De manhã, busque ler algum texto na internet que resuma o tema da aula assistida no dia anterior. Leia resumos teóricos, livros... o que você tiver. Mas faça isso somente de segunda a sexta-feira, sempre no período da manhã (ou a tarde caso faça cursinho... Veja sempre qual é o melhor momento pra você).

No período da tarde, faça provas antigas. Desde 2007. Veja como a Fuvest cobra Matemática e priorize as matérias que mais caem: Geometria sempre está presente. Corrija a prova que você fez, sempre focando nos seus erros.

Isso tudo fará com que você não zere a prova. Talvez você vá bem, mas saiba que o momento de aprender não é agora. E TAMBÉM NÃO É MOMENTO PARA DESESPERO.

Fazendo provas antigas e as corrigindo, você será capaz de analisar quais são as suas deficiências e suas armas. Com base nisso, estabeleça uma ordem para fazer a prova. Vou usar de exemplo o que eu faço.

Faço a prova em diferentes ordens para ver qual que me dou melhor. Eu tento alternar humanas e exatas para não saturar. Também vejo como eu vou fazendo a prova na ordem. Recentemente, conclui que existem duas sequências que fazem eu ir bem:

1 – BIO, ING, 5 POR, FÍS, GEO, 5 POR, HIS, QUI, 5 POR, MAT.
2 – Ordem, mas deixando Matemática por último.

A primeira eu alterno exatas e humanas e quebro Português em três blocos. Minha maior nota em um simulado foi usando essa sequência: 84. E o bom dela é que ela permite que você tenha um desenvolvimento mais ou menos constante e não sature tanto. Mudando de assunto, sua mente esfria em uma parte e aquece em outra. Diferente do ENEM, que são 45 questões de Matemática, e você chega em um ponto que não aguenta mais olhar pra números. hahhaha

A segunda ordem difere da primeira porque eu não quebro português e também não alterno. Deixo Matemática por último porque é a matéria que eu tenho um menor desempenho (na minha última prova foi 50%). Então... já que é a matéria que exige mais tempo e que eu tenho mais chance de errar... que fique por último. Assim eu não prejudico a fluidez da minha prova.

Faltando pouco tempo para a Fuvest, recomendo que você faça uma revisão por meio de provas e aprofunde em tópicos, caso seja necessário. Ansiedade, medo, desespero só vão te atrapalhar e diminuir seu animo e rendimento no dia da prova.

Permita-se sair com os amigos uma vez por semana (mas nada de exageros), comer algo gostoso, ver um filme que te deixe feliz. Vá com calma.



Desejo boa prova e boa sorte (sorte nunca é de mais! Hahah) para todos que leram este texto.


Aguardo vocês no próximo texto. :)


A reprodução deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998

The Life Like Lab

Olá, tem alguém aí? Se tiver, deixe um comentário para que eu possa saber que não estou conversando comigo mesmo por meio dessa metalinguage...