Mostrando postagens com marcador técnicas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador técnicas. Mostrar todas as postagens

domingo, 1 de maio de 2016

COMO ESTUDAR: FÍSICA

Física é uma matéria muito interessante e com um campo de atuação extremamente amplo. No entanto, a falta de preparo dos alunos, as técnicas aplicadas pelos professores e os traumas causados pelas provas e vestibulares tornam essa matéria uma das filhas do rei do inferno. Mas isso pode mudar! Primeiro você deve eliminar todo o preconceito com essa matéria. Leia o texto sobre eliminar o preconceito com exatas.

DICA 1: MATEMÁTICA BÁSICA
É necessário saber adição, subtração, divisão, multiplicação, saber resolver equações de graus um e dois, sistemas de equações e desenvolver produtos notáveis e calcular expressões. Notação científica, potência, raiz, funções do primeiro e segundo grau são necessárias também.

A Matemática é uma ferramenta utilizada pela Física, assim como o Português é uma ferramenta das demais matérias. Se a Matemática não tiver saudável, a Física também não estará. Mas não basta saber somente Matemática para arrasar em Física...

DICA 2: UNIVERSO
A Física estuda o universo macro e microscópico. Observe o mundo ao seu redor. Veja como as coisas são. Questione-se por que elas são do modo que são. Muito difícil de visualizar? Vamos para exemplos.

Alguém já viu aquela águia de brinquedo que se equilibra do bico? Sabe o motivo de tal fenômeno acontecer?

Você já tocou em alguém e tomou choque? Ou já ouviu algum som semelhante a descarga elétrica quando estava tirando a roupa?

Por que quando sobramos com a boca bastante aberta o ar sai quente e quando fazemos isso com a boca mais fechada ele sai frio?

Nosso universo é um imenso laboratório físico. Estude Física buscando justificar os fenômenos do seu cotidiano. Os vestibulares buscam isso atualmente: as provas cobram coisas do cotidiano do aluno.

DICA 3: TEORIA SEDIMENTADA
A teoria deve estar plenamente sedimentada. Isso é atingido com leituras, resumos, esquemas, experiências e aulas. Não necessariamente todos, porém a LEITURA é fundamental. Postei um texto sobre memorização, vale a pena dar uma olhada nas dicas.

DICA 4: EXERCÍCIOS
Os exercícios mostram se a teoria está firmada. Eles devem ser feitos primeiramente pelo básico. Os conceitos básicos não devem ser menosprezados, pois são a base de todo o conhecimento. Os exercícios mostraram o quando você absorveu da teoria. Caso erre bastante no inicio, não desista! Verifique qual ou quais são os problemas. Muitas vezes são dois os grandes problemas: interpretação de texto e matemática.

DICA 5: EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
Deixei essa dica por ultimo porque é necessário que o estudante passe por todas as anteriores até entender a importância desta. Os exercícios resolvidos de livros e apostilas são estão lá por mera decoração. Eles servem para mostrar ao aluno como se resolve determinado tipo de exercício, mostrando a aplicação da teoria anteriormente estudada. Resolva os exercícios resolvidos e depois compare com a resolução do livro. Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira maneira é a que eu mais uso: vejo os exercícios resolvidos antes de resolver a lista de tarefas sobre a teoria estudada. A segunda forma é mais utilizada quando se tem um domínio maior da matéria: resolva os exercícios, identifique possíveis falhas e olhe o exercício resolvido que foca exatamente onde você errou.

Espero que tenham gostado das dicas! Torne-se um seguidor ao lado! J


Instagram: @palavrasdoexp

terça-feira, 19 de abril de 2016

DICAS DE MEMORIZAÇÃO


Estudar em fevereiro e lembrar tudo em outubro, novembro, dezembro e até mesmo janeiro é um desafio para poucos. Para conseguir isso, o vestibulando necessita ter em mente e praticar as dicas a seguir.

LEITURA EM VOZ ALTA
Ler em voz alta pode parecer bobo no começo, mas ao analisar com um olhar fisiológico ajuda a mudar essa má impressão. A leitura em voz alta ativa inúmeras partes do cérebro simultaneamente: ativa as áreas responsáveis pela visão, audição, fala e até mesmo a responsável pelos gestos corporais. Com mais áreas em atividade, nosso cérebro entende que tal momento é importante, e o guarda num lugar de fácil acesso.

EXPLICAR A MATÉRIA
Explicar a matéria para alguém é uma boa estratégia para memorizar melhor os conteúdos. Para explicar o conteúdo é necessário ter certo domínio sobre o assunto. Esse domínio é consequente de um estudo sólido, que intensifica após a aula dada. Essas explicações sedimentam o conhecimento e podem ser feitas em grupos de estudos.
Uma dica: combine com alguns amigos (no máximo cinco, para não ficar muita confusão) de se encontrarem periodicamente para realizarem essas explicações orais. Elas funcionarão também como revisão, próximo ponto que auxilia na memorização.

REVISÃO
Revisar frequentemente a matéria é uma cartada na manga! Sabe aquele conteúdo inicial? Aquele de seis meses atrás... Você não precisa deixar pra revisar só na época do vestibular. Além de ficar uma loucura o final do ano, muitas vezes o vestibulando não dá conta de revisar todos os pontos, e acaba tendo que abandonar partes ou até mesmo matérias. Então faça o seguinte: revise o conteúdo estudado a cada dois meses. Leia suas anotações, faça exercícios de pontos que você lembra que teve mais dificuldade. Recordar ajuda a sedimentar o conteúdo por um período mais longo.

EXERCÍCIOS
Fazer muitos exercícios ajuda a entender como a matéria é cobrada, auxilia na identificação de falhas na hora do estudo (não está conseguindo responder algumas perguntas? Então volte pra teoria e veja os pontos que precisam ser arrumados), e a prática ela a perfeição. Os exercícios costumam se repetir nos vestibulares, aprenda o modo de resolver esses tipos de questões e garanta vários pontos nos vestibulares.

MACETES
A situação está muito complicada? Você está desesperado, ou quer resultados imediatos? Crie musicas, frases e macetes para decorar pontos que não estão arrumados em sua mente. Esse método é meio frágil e arriscado. Recomendo só usar esse tipo de recurso em último caso.

GRIFAR TEXTOS
Grifar somente por grifar não auxilia na memorização do conteúdo. Seja critico e realista. Você lembra tudo que você grifou hoje?
Grifar o texto pode ser uma boa para reler o texto num futuro não muito distante (que tal nas revisões periódicas?). Leitura dinâmica e direcionada é uma ótima alternativa para aprender definitivamente o conteúdo. Essa leitura orientada reduz o tempo gasto na releitura, pois seus olhos serão direcionados para as partes importantes do texto.


Grife o texto, leia em voz alta, faça exercícios, explique a matéria e revise constantemente. Com certeza o conteúdo estará solido, fresquinho e sedimentado em seu arsenal para os vestibulares no dia da prova. (:

The Life Like Lab

Olá, tem alguém aí? Se tiver, deixe um comentário para que eu possa saber que não estou conversando comigo mesmo por meio dessa metalinguage...