quarta-feira, 27 de abril de 2016

COMO ESTUDAR: BIOLOGIA


Você estuda biologia da melhor maneira possível? Claro que cada um tem o seu jeitinho individual, mas você sabia que algumas técnicas podem ajudar bastante?

Biologia é uma matéria muito querida pela maioria dos estudantes, porém uma das que apresentam menores índices de acertos nos vestibulares. Como mudar isso?

Essa matéria, que estuda a vida, pode ser dividida em vários ramos: Citologia, Histologia, Anatomia, Evolução, Botânica e etc. Cada um desses ramos abordam áreas diferentes da Biologia, por isso existe essa divisão. Como cada um aborda um tópico diferente, é fácil deduzir que precisamos de maneiras diferentes para aprender cada um desses ramos.

De maneira geral, a Biologia exige muitas figuras, imagens, esquemas e gráficos. Use e abuse de lápis de cores e canetas. Desenhe bastante. Isso ajudará muito. Os esquemas desenhados facilitam a memorização e uma revisão mais rápida. Esse é, sem dúvidas uma ferramenta fantástica para estudar Biologia.

Outra ferramenta indispensável é exercício. Exercícios testes e escritos ajudam a nos avaliar. Eles nos mostram onde precisamos melhorar e onde temos mais dificuldades. Também auxiliam na memorização do conteúdo por mais tempo.

CITOLOGIA
Citologia é o ramo que estuda a célula. As substâncias que a compõem, as organelas e o metabolismo entram nesse segmento da Biologia. Imagens é a chave para compreensão do conteúdo. É muito frequente nas provas! Dê uma atenção mais cuidadosa.

HISTOLOGIA
Histologia ou Biologia Tecidual é o ramo da Biologia que estuda os tecidos: suas funções e composições. Para estudar essa parte, faça proveito de desenhos e esquemas. Mas invista em uma leitura mais atenciosa. Não costuma ser tão cobrada nos vestibulares, por isso gaste seu tempo com os desenhos e os esquemas dos tópicos que mais tem dificuldade.

EMBRIOLOGIA
Embriologia estuda o desenvolvimento do embrião desde a fase de zigoto até o nascimento. Também não é muito cobrada em provas, por isso uma leitura atenciosa costuma bastar.

PARASITOLOGIA
É o ramo que estuda os parasitas humanos e as doenças que geram. Protozoários, Platelmintos, Nematelmintos, Vírus e Bactérias são comuns nesse segmento. Esquemas e tabelas falando as características das doenças, os vetores, os agentes, os hospedeiros e a profilaxia é muito útil. Costuma aparecer em provas, sendo capaz de derrubar muitos candidatos.

BOTÂNICA
O estudo da morfologia e fisiologia dos vegetais. Esquemas e exercícios combinados são perfeitos para compreender essa parte. Use e abuse de folhas e cores para compreender os esquemas das plantas. Cai bastante nos vestibulares. Vale a pena o investimento.

ZOOLOGIA
Zoologia é o ramo que estuda os animais. Comparar a anatomia e a fisiologia dos animais é uma maneira inteligente de estudar esse ramo da Biologia. Faça esquemas e tabelas. Desenhe e bastante. E faça exercícios. É um segmento muito frequente nos vestibulares, assim como a Botânica.

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
O segmento queridinho para quem vai prestar Medicina. Esquemas e desenhos são indispensáveis. Exercícios também. Costuma ter uma presença considerável nos exames de vestibulares.

EVOLUÇÃO
Evolução é o segmento queridinho dos biólogos. Por isso faça uma leitura atenciosa. Os exercícios não costumam ser difíceis para quem simplesmente lê a matéria. A Evolução é um segmento importante na Biologia.

ECOLOGIA
Aparece com muita frequência nos vestibulares, principalmente relacionado com a atualidade: aquecimento global, desastres ambientais, etc. Esquemas e leituras são o suficiente. Mas vale sempre a pena caprichar e arrasar nos exercícios.

GENÉTICA
O estudo dos genes exige muitos exercícios e a compreensão da noção de probabilidade. Exercícios de diversos tipos são essenciais. Não perca tempo com resumos e esquemas. Faça muitos exercícios.

Exercícios são sempre indispensáveis, pois, principalmente, são provenientes de provas de vestibulares. Eles funcionam como simulados. Faça sempre exercícios!

Para quem tem mais tempo, é muito legal realizar experiências e observações. Visitar museus e institutos ajudam a agregar conhecimento.


Torne-se um seguidor e fique ligado em todas as novidades (para isso... basta olhar na coluna ao lado, se estiver lendo pelo computador, ou no final do post, caso esteja lendo pelo celular). Espero ter ajudado vocês mais uma vez. Gostaram das dicas? Então vejam todos os textos e aproveitem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Life Like Lab

Olá, tem alguém aí? Se tiver, deixe um comentário para que eu possa saber que não estou conversando comigo mesmo por meio dessa metalinguage...