terça-feira, 26 de abril de 2016

COLESTEROL

Você tem dúvida sobre o que são “colesterol ruim” e “colesterol bom”? As consequências de uma dieta rica em gordura e a função do colesterol no organismo? Se sim, este texto é para você.

Colesterol é um tipo de esteroide, que, por sua vez, é uma classe de lipídeos. O colesterol faz parte da composição da membrana celular de células, formação de hormônios (estrógeno e progesterona) e da produção de ácidos biliares.

Adquirimos colesterol por duas vias: pelo fígado e pela alimentação (geralmente pela ingestão de alimentos ricos em gordura animal, o que é cada vez mais comum no mundo atual). A ingestão de alimentos ricos em gordura eleva a taxa de colesterol no corpo, o que pode causar distúrbios à saúde.

Para entender esses problemas de saúde é necessário saber o que significa LDL e HDL, quais são suas funções e atuação no organismo humano.

O vilão de toda essa história é o LDL (lipoproteína de baixa densidade), cuja função é transportar colesterol para os tecidos periféricos, tornando-o disponível para a utilização. LDL é o “colesterol ruim”, pois o seu excesso no organismo pode ser prejudicial. O deposito de LDL nas artérias pode ser oxidado, gerando inflamações. Ele é o grande causador da aterosclerose, podendo gerar o infarto do miocárdio ou AVC, devido à formação de coágulos nas artérias.

O mocinho deste texto é o HDL (lipoproteína de alta densidade), responsável por transportar o excesso de colesterol dos tecidos periféricos para o fígado, onde é quebrado e fará parte da bile. O HDL remove o LDL do corpo. Adquirimos HDL por meio da ingestão de óleos vegetais insaturados, como azeite de oliva. Este é capaz de elevar a taxa de HDL no organismo e a taxa de secreção de bile pelo fígado, o que estimula a digestão de gorduras e vitaminas lipossolúveis.

Muito importante ter esses conceitos em mente, para que você possa escolher seus alimentos de maneira consciente dos efeitos colaterais, que podem ser maléficos ou benéficos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Life Like Lab

Olá, tem alguém aí? Se tiver, deixe um comentário para que eu possa saber que não estou conversando comigo mesmo por meio dessa metalinguage...