sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

COMO TREINEI REDAÇÃO EM 2016


Aqui vou falar um pouco da minha estratégia para a redação no ENEM, pois não sei como fui nas redações da Unifesp e nem na Unicamp. No ENEM 2016, eu tirei 820 na redação, cujo tema era “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Sei que 820 não é um notão na redação do ENEM. Tenho vários amigos que tiveram notas na casa dos 900... mas decidi passar as dicas, que são boas para quem estuda sozinho.

Apesar de estar matriculado no ETAPA e ter acesso ao plantão... eu o usei apenas duas vezes: no começo do ano para levar uma redação estilo ENEM, e outra no final para levar algumas com o estilo da Unicamp.

Odiava ficar nas filas do plantão. Só ia lá quando era caso urgente mesmo.

Como é que eu trabalhava redação?

PRIMEIRO PASSO: Entenda os critérios do ENEM!

Para isso, eu vi vários vídeos e li muito sobre na internet. A banca examinadora diz quais são as qualidades que o aluno precisa ter para ir bem na redação. Estando ciente desses pontos, o vestibulando terá uma visão mais crítica da própria redação.

Depois de um tempo... eu me tornei capaz de dar as minhas próprias notas! Sempre fui muito rígido comigo mesmo, e vivia me dando 400, 500 nas redações.

Conhecem a Débora Aladim? Ela é uma youtuber que posta dicas incríveis de redação! Sempre usei as dicas dela no ENEM. Recomendo vivamente.

SEGUNDO PASSO: Tenha amigos!

Sempre gostei de mostrar minhas redações para o meu namorado, pois mesmo a gente achando que nossa redação ficou impecável... nem sempre vemos uma incoerência que outra pessoa é capaz de observar. Então sempre discutíamos minhas redações juntos.

Encontre um, dois ou até três amigos que estudam de verdade para lerem suas redações. Cobre sempre críticas construtivas! Os erros são os pontos que precisam ser melhorados! Se você não descobrir seus erros... como crescerá nas provas?

TERCEIRO PASSO: Leia as melhores redações!

É bem tranquilo encontrar as melhores redações na internet. Eu gostava de ver como as pessoas ligavam as partes do texto, pois eu tinha minha dificuldade na parte de coesão. Isso acabava afetando também a parte de coerência do meu texto. O que diminuía muito meu desempenho nas provas.

Também é legal ver a forma que os candidatos argumentam na redação. Isso me deu um repertório maior de argumentação, melhorando meu desempenho na prova.

Além disso, é válido analisar a estrutura da redação: quantas linhas? Quantos parágrafos?

QUARTO PASSO: Tenha em mente um modelo!

Meu modelo de redação era basicamente assim:

INTRODUÇÃO: Declaração inicial/ Fato histórico/ Citação de uma obra... tudo relacionado ao tema, para fazer uma ligação com o TEMA da redação, e em seguida apresentar minha TESE. Tudo isso dava no máximo cinco linhas.

DESENVOLVIMENTO 1: No segundo parágrafo eu já começava com uma ideia que justificava minha tese. UMA IDEIA! Depois eu defendia essa ideia com mais citações, dados estatísticos, etc. Era aqui que eu usava Geografia, Sociologia, Filosofia e Literatura! Aqui dava umas 6/7 linhas.

DESENVOLVIMENTO 2: Muito parecido com o paragrafo anterior, mas aqui eu desenvolvia OUTRA IDEIA, mas sempre relacionada com a ideia anterior!

CONCLUSÃO: Aqui eu gastava umas 8 linhas, pois no ENEM é necessário dar a bendita da proposta de intervenção! Começa o parágrafo retomando as ideias do D2, D1, TESE e TEMA, necessariamente nessa ordem. Isso dá uma imagem de circularidade ao texto, fechando ele e não deixando partes em aberto. Até aqui é um modelo bom pra Fuvest, por exemplo... mas aí temos que colocar a PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: sempre dava três soluções. A primeira era a curto prazo, como uma lei. A segundo a médio prazo, como propagandas. A última era a longo prazo, sempre coloquei a educação nesse ponto. Pois acredito que somente a educação é capaz de revolucionar uma sociedade de verdade!

QUINTO PASSO: Leia muito!

Leia livros, jornais, revistas, livros didáticos, etc. Mas leia coisas boas. Isso vai fazer com que você agregue argumentos, amplie o vocabulário e se torne mais criativo.

E... é obvio que você precisa PRATICAR MUITO a produção textual! ok?


Espero ter ajudado vocês, principalmente os vestibulandos solitários deste país! Beijos de luz! 



A reprodução deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998.

Um comentário:

The Life Like Lab

Olá, tem alguém aí? Se tiver, deixe um comentário para que eu possa saber que não estou conversando comigo mesmo por meio dessa metalinguage...