segunda-feira, 30 de novembro de 2015

SEGUNDA FASE DA FUVEST


Fez a primeira fase? Foi bem? Espero que sim, pois agora é hora de se preparar para a segunda fase da Fuvest!


Você sabia que a primeira fase só conta como um quarto da nota total? Se você gabaritou a primeira fase, então você só tem 250 pontos de 1000. Nada de relaxar agora. A segunda fase é composta por três provas escritas: primeiro dia (Português e redação), segundo dia (todas as matérias obrigatórias do ensino médio) e o terceiro dia (matérias específicas para cada carreira).

Neste texto, vou dar algumas dicas de como se preparar em um pouco mais de um mês para as três provas.

Para começar... você está com a teoria bem sedimentada ou confiante? Se sim, pule essa parte e vá direto para as dicas. Caso contrário, permaneça lendo.

Se você ainda tem problemas na parte teórica, então coloque períodos de estudos para a teoria. Eu sou do tipo inseguro, nunca acho que sei. Sinto que preciso sempre estar estudando constantemente. Então colocarei teoria no meu planejamento.

Mas qual teoria? Reler tudo? Fazer resumos? Mas eu já fiz. Faço de novo... só que com sangue? Hahhahah NÃO! Vamos continuar no principio da calma e da tranquilidade. Nada de desespero. Que tal separar apostilas ou livros que você usou. Separe a manhã para ler a teoria. Organize-se para conseguir ler sobre os temas que você apresenta dificuldade ou necessita dar uma mirada. Leitura. Nada de resumos quilométricos que só gastam tempo. Pode fazer mapas conceituais enquanto lê, mas não precisa colocar brilhos. A ideia é só você fixar a teoria de vez. Se sentir confiante.

Eu vou ler meus livros didáticos. Gosto muito deles, pois apresentam imagens e gráficos. Tornam a leitura mais interessante. Estudarei teoria no período em que não estiver fazendo as provas. Quais provas? Continue lendo...

Caso você tenha a teoria bem guardada ou esteja bem confiante, siga as dicas abaixo!

DICAS

DICA NÚMERO 1: ORGANIZAÇÃO

Faça um planejamento. Tenha em mente que serão três provas que te colocarão dentro da melhor universidade do país.

Tenha um planejamento e uma rotina. Estabeleça horários. Faça um cronograma. Separe o material que você pretende estudar.



DICA NÚMERO 2: PROVAS ANTIGAS

Fazer provas antigas ajuda a entender o modelo da Fuvest, ajuda a detectar os conteúdos que precisam ser revisados, colabora para a previsão de possíveis temas que podem aparecer em janeiro de 2016.

Fazendo provas antigas, você se adaptará para o que te espera. Faça como se estivesse fazendo a segunda fase! Nada de celular do lado, tv ligada e amigos fofocando do lado. Na hora de fazer a prova, faça a prova. Acredite, disciplina ajuda a evitar desperdício de tempo. O tempo que você poderia deixar para o seu lazer, você acaba gastando fazendo um estudo de má qualidade.



DICA NÚMERO 3: NADA DE LOUCURAS

Pelo nome de todos os santos, deuses e guias... Não invente de fazer Kung Fu ou pular de paraquedas até realizar a segunda fase.

Para fazer a prova... você deverá estar no mínimo VIVO!

Não me venha quebrar braço. Já pensou que maravilhoso será fazer a prova com um braço quebrado? Já imaginou se fosse o braço que você usa pra escrever?



DICA NÚMERO 4: DESESPERO ZERO

A ansiedade nos transforma em seres irracionais. Não fazemos nada porque ficamos com aquele frio na barriga e imaginando coisas, pensando em assuntos desnecessários para o momento. Vamos controlar a ansiedade?

Sei muito bem que isso é muito difícil, mas temos que nos esforçar para pelo menos diminuir a ansiedade. Não podemos deixar que ela prejudique o seu estudo.



DICA NÚMERO 5: EVITE MÉTODOS QUE GASTEM TEMPO

Recomendo resumos, mapas mentais e anotações... mas temos pouco tempo para lapidar o que estudamos. Fazer resumos, mapas mentais e anotações gasta muito tempo. Sei que ajuda a fixar a matéria, porém há uma maneira de estudar mais em um mesmo período de tempo.

Leitura. De preferência em VOZ ALTA. Quando lemos em voz alta, ativamos partes do nosso cérebro responsáveis pela VISÃO, FALA e AUDIÇÃO. Se você ler a matéria gesticulando, ativará também o TATO. Quanto mais áreas do cérebro ativamos, mais fixaremos o conteúdo.

Eu adoraria recomendar uma leitura em voz alta somada com resumos e gestos. Isso fixaria bastante conteúdo, porém gasta muito tempo. E tempo não está dando em árvore, infelizmente.


DICA NÚMERO 6: ERROS

Analise os seus erros. Faça as provas antigas. Fez¿ Agora faça uma correção. Sites de cursinho apresentam resoluções das provas antigas. Veja o que acertou, mas VALORIZE O QUE ERROU. Nada de ficar triste porque errou. Veja o motivo do erro!

·         DISTRAÇÃO
·         INTERPRETAÇÃO
·         NÃO LEMBRO DA MATÉRIA, MAS JÁ ESTUDEI
·         NUNCA VI ESSA FEITIÇARIA ANTES
·         COMECEI, MAS NÃO CONSEGUI DESENVOLVER
·         TEMPO

Cada tipo de erro exige uma estratégia diferente. Comecei, mas não consegui desenvolver... o que eu faço? Reveja a teoria e faça mais exercícios sobre o assunto. Veja na resolução como era pra ter feito. Refaça a questão.

DICA NÚMERO 7: INTELIGÊNCIA

A Fuvest não é uma prova que dá preferência para decorebas. Ela quer que o aluno seja capaz de desenvolver soluções com base nos dados apresentados. Muitas das questões de Química, por exemplo, podem ser respondidas apenas com o raciocínio e o bom senso.

Busque ver isso nas provas antigas. Veja que determinadas questões não precisam ou podem ser respondidas sem o uso de fórmulas ou conhecimento prévio.



DICA NÚMERO 8: FELICIDADE

Deixe tempo para ser feliz. O período não precisa (e não deve) ser uma tortura e uma tristeza eterna.

Saia aos finais de semana, assista séries... Até recomendo que faça uma viagem.

Veja o sol e a lua. Contemple a natureza. Leia um livro que você goste.

Só não abandone os estudos! Coloque em seu planejamento os momentos reservados para esta dica. :
)


A segunda fase da Fuvest não é um bicho de sete cabeças... são somente três cabeças! Vai falar que não é mais fácil do que sete¿ hahhaha

Boa sorte! Bons estudos! Boa prova!


Quero ver todo mundo na USP ano que vem! :)



Aguardo vocês no próximo texto. :)


A reprodução deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Life Like Lab

Olá, tem alguém aí? Se tiver, deixe um comentário para que eu possa saber que não estou conversando comigo mesmo por meio dessa metalinguage...