quinta-feira, 5 de maio de 2016

COMO ESTUDAR: MATEMÁTICA

Estudar Matemática é um desafio para o estudante brasileiro. O PISA 2012 mostrou o quanto nossos alunos são despreparados nessa área. Os vestibulares de 2015 revelaram a falta de preparo e a inexperiência dos vestibulandos. Está cansado de deixar essa matéria por último? Quer dar um basta em chutes? Leias as dicas abaixo!

DICA 1: PRECONCEITOS

Volto sempre nesse ponto. O preconceito com a matéria pode ser voluntário ou involuntário. Leia o texto sobre como eliminar o preconceito com exatas.

Matemática é uma matéria muito interessante, importante e presente no nosso cotidiano. Seu campo de aplicação é vasto! E é utilizada como ferramenta por inúmeras áreas da ciência, como a Física.

Você deve sentar para estudar Matemática sem carregar aquele peso e medo. Aquelas ideias fixas: “nunca vou aprender isso” ou “pra que isso vai servir no futuro?”... Vou te contar pra que vai servir... VOCÊ PRECISA PASSAR NO VESTIBULAR! Acho que isso é suficiente para nos concentrarmos em aprender a matéria e ignorar suposições futuras.

Leia o texto, ele irá te ajudar.

DICA 2: MATEMÁTICA BÁSICA

Não adianta ler toda a matéria, decorar fórmulas e ver inúmeras aulas se você não sabe como realizar os cálculos.

Logaritmo e exponencial, por exemplo, necessita diretamente de conhecimentos adquiridos no ensino fundamental: potência, fração, adição...

Eu sei muito bem que essa história de aquisição de conhecimento é mentira. Leia o texto sobre a educação brasileira, lá eu explico tudo!

Estude o básico antes de ir para o avançado. O básico é o MAIS IMPORTANTE! Ler não é básico? Nem por isso deixa de ser importante, correto? Matemática básica é fundamental para o seu estudo. Melhore nesse ponto! Verificará seu crescimento de maneira geométrica.

DICA 3: TEORIA

A teoria é muito importante. Você precisa chegar ao vestibular dominando a matemática básica e a teoria. Você tem que ler o enunciado sabendo o que é o apótema da base do hexágono regular. Você tem que saber o que é aresta, progressão geométrica, mediatriz, mediana, média, moda, etc. Conceitos básicos são básicos porque são FUNDAMENTAIS.

Domine a teoria antes ir para o próximo passo.

DICA 4: EXERCÍCIOS

Exercícios são a chave de ouro que você terá que conquistar para conseguir sua aprovação. A prática leva a perfeição. Os vestibulares apresentam um padrão que nós, vestibulandos, somos capazes de prever.

Existem exercícios que se repetem ao longo do tempo (leia a dica 5). Você poderá realizar qualquer questão de matemática se souber resolver todos os tipos de exercícios. O ENEM adora problemas e variáveis proporcionais. Aprenda a resolver questões desse tipo.

DICA 5: PROVAS ANTIGAS

Provas antigas auxiliam o vestibulando de diversas formas (vou escrever um texto sobre como realizar um bom simulado). As provas antigas servem para vermos o que aquela instituição tão desejada chamada universidade quer que saibamos para ingressarmos nela. A USP adora geometria plana e espacial, trigonometria e geometria analítica. Existe um padrão dentro desses assuntos que só poderão ser vistos realizando as últimas provas.

Planeje-se para fazer provas antigas ao longo do ano. Veja os pontos que você está errando. Estude cada um. Faça muitos exercícios! E seja APROVADO!

Espero que tenham gostado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Life Like Lab

Olá, tem alguém aí? Se tiver, deixe um comentário para que eu possa saber que não estou conversando comigo mesmo por meio dessa metalinguage...