quinta-feira, 5 de maio de 2016

COMO ESTUDAR: MATEMÁTICA

Estudar Matemática é um desafio para o estudante brasileiro. O PISA 2012 mostrou o quanto nossos alunos são despreparados nessa área. Os vestibulares de 2015 revelaram a falta de preparo e a inexperiência dos vestibulandos. Está cansado de deixar essa matéria por último? Quer dar um basta em chutes? Leias as dicas abaixo!

DICA 1: PRECONCEITOS

Volto sempre nesse ponto. O preconceito com a matéria pode ser voluntário ou involuntário. Leia o texto sobre como eliminar o preconceito com exatas.

Matemática é uma matéria muito interessante, importante e presente no nosso cotidiano. Seu campo de aplicação é vasto! E é utilizada como ferramenta por inúmeras áreas da ciência, como a Física.

Você deve sentar para estudar Matemática sem carregar aquele peso e medo. Aquelas ideias fixas: “nunca vou aprender isso” ou “pra que isso vai servir no futuro?”... Vou te contar pra que vai servir... VOCÊ PRECISA PASSAR NO VESTIBULAR! Acho que isso é suficiente para nos concentrarmos em aprender a matéria e ignorar suposições futuras.

Leia o texto, ele irá te ajudar.

DICA 2: MATEMÁTICA BÁSICA

Não adianta ler toda a matéria, decorar fórmulas e ver inúmeras aulas se você não sabe como realizar os cálculos.

Logaritmo e exponencial, por exemplo, necessita diretamente de conhecimentos adquiridos no ensino fundamental: potência, fração, adição...

Eu sei muito bem que essa história de aquisição de conhecimento é mentira. Leia o texto sobre a educação brasileira, lá eu explico tudo!

Estude o básico antes de ir para o avançado. O básico é o MAIS IMPORTANTE! Ler não é básico? Nem por isso deixa de ser importante, correto? Matemática básica é fundamental para o seu estudo. Melhore nesse ponto! Verificará seu crescimento de maneira geométrica.

DICA 3: TEORIA

A teoria é muito importante. Você precisa chegar ao vestibular dominando a matemática básica e a teoria. Você tem que ler o enunciado sabendo o que é o apótema da base do hexágono regular. Você tem que saber o que é aresta, progressão geométrica, mediatriz, mediana, média, moda, etc. Conceitos básicos são básicos porque são FUNDAMENTAIS.

Domine a teoria antes ir para o próximo passo.

DICA 4: EXERCÍCIOS

Exercícios são a chave de ouro que você terá que conquistar para conseguir sua aprovação. A prática leva a perfeição. Os vestibulares apresentam um padrão que nós, vestibulandos, somos capazes de prever.

Existem exercícios que se repetem ao longo do tempo (leia a dica 5). Você poderá realizar qualquer questão de matemática se souber resolver todos os tipos de exercícios. O ENEM adora problemas e variáveis proporcionais. Aprenda a resolver questões desse tipo.

DICA 5: PROVAS ANTIGAS

Provas antigas auxiliam o vestibulando de diversas formas (vou escrever um texto sobre como realizar um bom simulado). As provas antigas servem para vermos o que aquela instituição tão desejada chamada universidade quer que saibamos para ingressarmos nela. A USP adora geometria plana e espacial, trigonometria e geometria analítica. Existe um padrão dentro desses assuntos que só poderão ser vistos realizando as últimas provas.

Planeje-se para fazer provas antigas ao longo do ano. Veja os pontos que você está errando. Estude cada um. Faça muitos exercícios! E seja APROVADO!

Espero que tenham gostado! 

terça-feira, 3 de maio de 2016

UM OLHAR GERAL SOBRE A FUVEST E A USP


A FUVEST é a fundação responsável pelo acesso à Universidade de São Paulo. Isso não é novidade. Mas neste post colocarei informações interessantes sobre essas duas instituições.

Você sabe qual é o perfil do estudante aprovado na USP?

Segundo o questionário de avaliação socioeconômica da FUVEST 2013...

SEXO
55% dos aprovados são do sexo masculino. 45% são do sexo feminino.

IDADE
30,4% apresentam idades entre 16 e 17 anos.
25, 8% dos aprovados tinham 18 anos.
34,2% têm idade entre 19 e 25 anos.
9,5% dos aprovados têm idade acima de 25 anos.

COR
79,1% são brancos.
10,9% são pardos.
7,6% são amarelos.
2,2% são negros.
0,2% são indígenas.

ESCOLARIDADE
  • ·         Ensino fundamental

64,8% estudaram em escola particular.
20,6% estudaram em escola da rede pública.
14,6% apresentaram outras opções.
  • ·         Ensino médio

68,8% estudaram na rede privada.
26, 3% na rede pública.
4,9% apresentaram outra opção.

PRÉ-VESTIBULAR
42,7% cursaram por seis meses a um ano.
42% não fizeram cursinho pré-vestibular.
15,3% fizeram mais de um ano de cursinho.

RENDA FAMILIAR MENSAL
20,5% dos alunos apresentam renda familiar acima de 15 salários mínimos.
28,7% de 7 a 15 salários mínimos.
44,8% de 2 a 7 salários mínimos.
5,9% até 2 salários mínimos.

Essas e outras informações poderão ser verificadas em:


Reflita se as cotas são necessárias. Pense se há igualdade social na Universidade de São Paulo. Encontre justificativas para tais dados. Caso tenha dificuldade em pensar um pouco... Converse com alguém. Converse comigo. Esse é um assunto sério e polêmico. Necessita ser debatido. Os dados não mentem. 

OBS: AS IMAGENS FORAM ENCONTRADAS EM:
https://www.google.com.br/search?q=alunos+da+USP&espv=2&biw=1440&bih=799&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwivp4G-rL7MAhXIF5AKHdMlACkQ_AUIBigB

domingo, 1 de maio de 2016

COMO ESTUDAR: FÍSICA

Física é uma matéria muito interessante e com um campo de atuação extremamente amplo. No entanto, a falta de preparo dos alunos, as técnicas aplicadas pelos professores e os traumas causados pelas provas e vestibulares tornam essa matéria uma das filhas do rei do inferno. Mas isso pode mudar! Primeiro você deve eliminar todo o preconceito com essa matéria. Leia o texto sobre eliminar o preconceito com exatas.

DICA 1: MATEMÁTICA BÁSICA
É necessário saber adição, subtração, divisão, multiplicação, saber resolver equações de graus um e dois, sistemas de equações e desenvolver produtos notáveis e calcular expressões. Notação científica, potência, raiz, funções do primeiro e segundo grau são necessárias também.

A Matemática é uma ferramenta utilizada pela Física, assim como o Português é uma ferramenta das demais matérias. Se a Matemática não tiver saudável, a Física também não estará. Mas não basta saber somente Matemática para arrasar em Física...

DICA 2: UNIVERSO
A Física estuda o universo macro e microscópico. Observe o mundo ao seu redor. Veja como as coisas são. Questione-se por que elas são do modo que são. Muito difícil de visualizar? Vamos para exemplos.

Alguém já viu aquela águia de brinquedo que se equilibra do bico? Sabe o motivo de tal fenômeno acontecer?

Você já tocou em alguém e tomou choque? Ou já ouviu algum som semelhante a descarga elétrica quando estava tirando a roupa?

Por que quando sobramos com a boca bastante aberta o ar sai quente e quando fazemos isso com a boca mais fechada ele sai frio?

Nosso universo é um imenso laboratório físico. Estude Física buscando justificar os fenômenos do seu cotidiano. Os vestibulares buscam isso atualmente: as provas cobram coisas do cotidiano do aluno.

DICA 3: TEORIA SEDIMENTADA
A teoria deve estar plenamente sedimentada. Isso é atingido com leituras, resumos, esquemas, experiências e aulas. Não necessariamente todos, porém a LEITURA é fundamental. Postei um texto sobre memorização, vale a pena dar uma olhada nas dicas.

DICA 4: EXERCÍCIOS
Os exercícios mostram se a teoria está firmada. Eles devem ser feitos primeiramente pelo básico. Os conceitos básicos não devem ser menosprezados, pois são a base de todo o conhecimento. Os exercícios mostraram o quando você absorveu da teoria. Caso erre bastante no inicio, não desista! Verifique qual ou quais são os problemas. Muitas vezes são dois os grandes problemas: interpretação de texto e matemática.

DICA 5: EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
Deixei essa dica por ultimo porque é necessário que o estudante passe por todas as anteriores até entender a importância desta. Os exercícios resolvidos de livros e apostilas são estão lá por mera decoração. Eles servem para mostrar ao aluno como se resolve determinado tipo de exercício, mostrando a aplicação da teoria anteriormente estudada. Resolva os exercícios resolvidos e depois compare com a resolução do livro. Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira maneira é a que eu mais uso: vejo os exercícios resolvidos antes de resolver a lista de tarefas sobre a teoria estudada. A segunda forma é mais utilizada quando se tem um domínio maior da matéria: resolva os exercícios, identifique possíveis falhas e olhe o exercício resolvido que foca exatamente onde você errou.

Espero que tenham gostado das dicas! Torne-se um seguidor ao lado! J


Instagram: @palavrasdoexp

The Life Like Lab

Olá, tem alguém aí? Se tiver, deixe um comentário para que eu possa saber que não estou conversando comigo mesmo por meio dessa metalinguage...