domingo, 17 de dezembro de 2017

COMO COMEÇAR OS ESTUDOS BEM EM 2018

Este é o primeiro texto de uma série de posts que trarão dicas maravilhosas para você começar seus estudos bem no ano de 2018.
E aqui já antecipo que para estudar para um concurso ou vestibular concorrido, é necessária uma preparação diária e melhora gradativa do seu desempenho. Tudo isso deve ocorrer no menor tempo, se possível.
Com base nisso, separei algumas dicas valiosas que aprendi lendo o livro Como estudar para concursos, escrito pelo Alexandre Meirelles.

ORGANIZAÇÃO DO SEU AMBIENTE DE ESTUDOS

Esse será nosso primeiro tópico, pois, apesar de não ser o diferencial na sua aprovação, é o que fará seu estudo render mais.
E já começo recomendando que você encontre uma cadeira confortável, pois para estudar muito... é necessário investir nas horas que sua bunda estará na cadeira! E o recomendado é que seja uma cadeira boa, não só para o seu conforto, mas para o sua saúde também! É importante manter o máximo possível uma postura adequada, para não prejudicar sua coluna. Além disso, dores por conta de estar sentado de maneira inadequada podem atrapalhar sua concentração durante o estudo, e diminuir o seu desempenho.
O livro do Alexandre Meirelles recomenda o uso de suporte de livros, por uma questão de adequar a anatomia adequada e o bom rendimento. Eu pessoalmente acho mais interessante investir numa boa cadeira do que em um suporte para livros.
Procure estudar num local mais tranquilo e silencioso possível! Um local onde as interferências externas sejam mínimas. Uma biblioteca costuma ser o local mais adequado para estudar, desde que você não gaste muito tempo se deslocando até ela. Eu, por exemplo, gasto cerca de 1 hora até a biblioteca mais próxima da minha casa. Só compro essa “guerra” apenas em dias que sei que meu estudo não vai render nada em casa. Mas se você morar relativamente perto de uma biblioteca, vá até lá e aproveite o ambiente para fazer seu estudo render mais!
Outra dica interessante é comprar aqueles “tampões de ouvido”, pois eles minimizam os barulhos do ambiente, deixando você mais concentrado na hora de estudar.
Evite ao máximo sofrer interrupções externas. E para isso acontecer, desligue o celular! Ou pelo menos desligue sua internet, e assim o seu WhatsApp e Instagram não ficarão te atormentando durante seus estudos.
E a mesa de estudos? Deixe sua mesa de estudos o mais limpa possível! Retire todos os objetos que podem te atrapalhar (ou seja... todos aqueles que não te ajudarão nos estudos). Deixe sobre a mesa todos os materiais necessários para estudar. Vou estudar Biologia Molecular? Então deixe sobre a mesa o livro de Bio Mol, folhas, canetas e os slides do professor. Vou estudar Geografia do Brasil? Deixe sobre a mesa seu livro e seu caderno. Isso ajuda a diminuir as interrupções que você tem durante o estude só para ficar pegando o que deveria estar sobre a mesa.
Além disso, é importante estar alimentado, deixar água por perto e que o seu ambiente seja iluminado! De preferência com uma luz forte e constante: uma janela (luz natural) é o mais indicado, mas pode ser uma luminária boa também.
A organização do seu material também é fundamental! Organize seu material de acordo com as disciplinas! Eu fiquei mega perdido em 2017 porque não tive uma organização do meu material. Minhas anotações de Anatomia sempre desapareciam e as de Fisiologia eu sempre encontrava pela metade. Organização é fundamental!
E estudar ouvindo música? Vale a pena ou é furada? Isso depende muito de cada um! Tem gente que rende muito ouvindo musica e tem gente que detesta essa prática. Mas quem defende o uso de músicas geralmente alega que o melhor é ouvir músicas que não tenham letra ou músicas em um idioma que você não domine. Isso evita que sua atenção vá para a letra e não para as páginas da apostila de matemática. Alexandre Meirelles recomenda em seu livro Mozart, Bach, Handel, Vivaldi (eu pessoalmente gosto muito de estudar ouvindo Vivaldi), etc.

Gostou do texto? Compartilha com os amigos e mande sugestões! Deixe nos comentários ou mande mensagem para mim por meio do Instagram: @palavrasdoexp.

O próximo texto desta série será sobre OS CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO!


Abraços J

The Life Like Lab

Olá, tem alguém aí? Se tiver, deixe um comentário para que eu possa saber que não estou conversando comigo mesmo por meio dessa metalinguage...