segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

COMO FIZ 842 EM MATEMÁTICA NO ENEM 2016


No ENEM 2015 eu tinha feito 682 em Matemática. Na edição de 2016, fiz 842! Uma melhora incrível a meu ver. Muitos seguidores do Instagram perguntaram como eu fiz pra melhorar tanto.

Qual material você usou? Teoria ou exercício? Você sempre gostou de Matemática? Quantas questões você acertou? Quantas horas estudava por dia?

Perguntas desse tipo bombardearam meu direct depois do resultado. Respondi todo mundo, mas acho que este texto era necessário!

Qual material você usou?

Eu usei o material do Excelletia, curso de aprofundamento que fica na Av. Paulista. Os professores são incríveis e o preço valeu muito a pena. Assistia cerca de três aulas por semana, sendo que cada uma tinha um material próprio. Com certeza o curso me ajudou MUITO!

Além do Excellentia, eu sempre gostei de estudar o material da Pré Iniciação Científica à Matemática (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Entrando no site da OBMEP é possível encontrar todo material em PDF. No youtube também tem inúmeras aulas!

Teoria ou exercícios?

EXERCÍCIOS! Mas calma! Teoria é FUNDAMENTAL para se resolver os exercícios. No entanto, muitos vestibulandos não encaram exercícios porque sentem que não sabem a teoria. Muitas vezes terminava de ler um conteúdo e pensava: isso não é obra de Deus! Mas mesmo assim... caía de cabeça nos exercícios! Errava no começo, mas depois pegava o modo de resolver. Além disso, olhava sempre exercícios resolvidos e prestava muita atenção nas aulas, principalmente na parte em que o professor resolvia questões.

Se você não praticar, não vai fixar!

Também é importante ressaltar que o ENEM tem um estilo próprio de questões. Resolver várias provas me ajudou a saber o que seria cobrado de mim no segundo dia.




Você sempre gostou de Matemática?

NÃO! NÃO! NÃOOOOO! Eu tive uma base péssima no ensino fundamental. Não tive matemática na sexta série (sétimo ano). Quando entrei na ETEC, fiquei totalmente desolado: sabia a teoria do ensino médio, mas não conseguia desenvolver as questões porque não sabia fatorar, mmc, mdc, conceitos de geometria, etc.

Lembro que meu professor de Matemática do primeiro ano do ensino médio disse que eu deveria voltar para quinta série, que não estava no lugar certo. Sim, chorei! MUITO! A dificuldade era enorme, como podia gostar de algo que só tinha decepções.

Mas uma Amiga minha disse que se eu quisesse fazer Medicina, teria que saber Matemática. Chorar e fugir não adiantaria... muito pelo contrário! Então, peguei todos os livros de Matemática do ensino fundamental e devorei nas férias! Voltei no ano seguinte sambando em Matemática, mas o professor que disse aquelas palavras desmotivadoras não estava mais lá para ver meu progresso.

Fico imaginando quantos por aí são desmotivados e não tem esperanças...

Comecei a gostar de Matemática por conta da OBMEP, mas só fui melhorar muito depois que fiz Excellentia!

Quantas questões você acertou?

Acertei 33 questões. De acordo com a TRI, isso correspondeu a 842. Uma coisa eu tenho certeza: fiz as questões que realmente sabia. 

Quantas horas eu estudava por dia?

Tenho um ódio tão grande dessa pergunta... Criatura!!! QUANTIDADE NÃO É QUALIDADE! Não importa quantas horas estudei, mas sim como eu estudei!

Mas só pra constar... 2016 foi o ano que eu menos estudei. Passei muito tempo triste por conta de diversos problemas pessoais, doenças, etc. Em Maio eu não estudei. Apenas chorei e procurei emprego!

Se eu consegui me reerguer do fundo do poço, com certeza você também pode! E pra isso acontecer é importante ter alguém que te jogue uma corda, que te ajude! Volto a repetir aqui que estou disposto a ajudar você! Conte comigo! Você sabe onde me encontrar! <3

Clique AQUI para ver o texto sobre COMO ESTUDAR MATEMÁTICA.

Espero que tenham gostado dos esclarecimentos e que estejam motivados para sambarem no ENEM 2017! Torço muito por vocês!



A reprodução deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

FELIZ 2017


Este texto é para você que pretende mudar tudo em 2017! Sei que estou um pouco atrasado, mas quem me acompanha no Instagram sabe muito bem o motivo. Quem não sabe é só me seguir: @palavrasdoexp.

Bom, neste texto vou falar algumas coisas que julgo essenciais para você dar um “up” na sua vida, principalmente nos estudos. Também vou falar das tendências que estou percebendo nos vestibulares paulistas. Então... leia TUDO!

Primeiramente, vamos definir alguns pontos...

Você sabe qual é a diferença entre objetivo e valor? Não? Talvez? Pois bem, aprendi essa diferença com meu namorado. Ele frequentava um grupo muito legal no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas: o propósito dos encontros era trabalhar a questão da ansiedade, um grande problema no século XXI. Num desses episódios, eles discutiram a distinção entre objetivo e valor, e o Mateus trouxe tal sabedoria pra mim. Agora eu passo ela pra vocês.

Valores

Valores são aqueles pontos que norteiam o seu caráter, seu estilo de viver. Por exemplo, eu tenho um valor que julgo muito importante: conhecimento. Sempre tive esse valor desde pequeno. Conhecimento não se restringe a apenas passar numa prova ou no vestibular. Sede de conhecimento é o que nos trouxe até aqui!

Uma coisa que sempre odiei no cursinho... perguntava uma coisa pro professor de química, física ou biologia que ia um pouco além da aula... e a resposta era sempre a mesma: ISSO NÃO CAI NO VESTIBULAR, VOCÊ NÃO PRECISA SABER! UAI!? Só queria entender como que se chega na fórmula do volume da esfera. Não tive resposta. Então fui buscar ela sozinho... Além disso, sempre tive muita curiosidade por Literatura, Astronomia e Pedagogia. Onde que eu aprendi essas coisas? Sozinho, buscando conhecimento. Esse é um dos meus maiores valores!

Alguns valores: amor ao próximo, amor próprio, melhora continua, espiritualidade, respeito, amizade, lealdade, carinho, generosidade, superação, otimismo, etc.

O que eu proponho pra você é o seguinte: FAÇA UMA LISTA COM CINCO VALORES QUE VOCÊ DESEJA TER EM 2017. Eu escolhi Amor, Paz, Melhora continua, Sabedoria, Caráter. São valores que pra mim fazem bastante sentido. Quais você quer ter em 2017?

 Objetivos

Passar no vestibular, fazer 75 pontos na primeira fase, tirar 1000 na redação, ler todos os livros, etc... esses são objetivos. São pontos que NÃO DEFINEM SEU CARÁTER, SEUS VALORES. São apenas metas que você quer atingir.

Dê preferência para os objetivos que aliem com seus valores! Se você quer ter mais SABEDORIA, que tal ter um objetivo que envolva livros, estudos e viagens?

Os objetivos são fáceis de enxergar, pois só trabalhamos com eles. Isso é um problema, já que são os valores que te tornarão uma pessoa capaz de atingir seus objetivos. Entende?

Agora vou falar de algumas tendências dos vestibulares paulistas (Fuvest, Vunesp e Unicamp).

Tendências dos vestibulares

Senti nos vestibulares de 2017 um tom mais “elitista”. Exp, o que isso significa? Quero dizer que as provas estão se tornando mais exigentes, alinhando com o modelo tradicional do século XX, mas com a sagacidade do século XXI. O quê? Calma, criatura! Vou explicar...

Vocês viram o tema da redação da Fuvest 2017? O homem já saiu de sua menoridade? Assunto ligado aos conceitos e trabalhos de Kant. Filosofia pura e aplicada, sem rodeios. Lógico que os textos motivadores davam uma ajuda, mas era necessário que o candidato tivesse familiarizado com os termos para não pirar numa hora dessas.

Interpretação de texto está indo muito além do que é abordado no ensino médio: o candidato tem que saber ligar os pressupostos, intertexto, referências, identificar a polifonia, as ideias por de trás das palavras... sabe quem eu vejo interpretando obras desse modo? ANTONIO CANDIDO! Leiam e estudem esse cara! Assim você começará a identificar um próximo nível de analise textual que é necessário para ir bem nos próximos vestibulares.

Física Moderna está cada vez mais presente, mesmo ainda tendo grande parte dos exercícios ligada com matérias corriqueiras do ensino médio.  A segunda fase da Unicamp 2017 abordou teoria da relatividade restrita e geral, conceitos ligados a constante Planck e outras constantes que nem lembro os nomes... hahaha


As provas agora querem um candidato que esteja totalmente ciente dos conceitos encontrados nos livros e antenados numa visão mais critica e atual do mundo e da ciência. Tradicionalismo com a sagacidade do século XXI! Não basta apenas decorar os conteúdos, você precisa saber manipulá-los e interpretá-los. Isso exige uma experiência prévia, por meio de exercícios mais profundos e elaborados, leituras de artigos científicos e de obras que vão além da simples lista dos livros obrigatórias de cada ano.


A reprodução deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº9610 de 19 de fevereiro de 1998.

The Life Like Lab

Olá, tem alguém aí? Se tiver, deixe um comentário para que eu possa saber que não estou conversando comigo mesmo por meio dessa metalinguage...